Simulado da Unicamp traz novo tipo de proposta de redação

Simulado da Unicamp traz novo tipo de proposta de redação

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Entre os três textos que passarão a ser exigidos na primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) neste ano, um tipo é novidade para professores e estudantes. Uma das propostas de redação do simulado realizado no domingo (16) pede que o estudante formule uma entrevista com as respectivas respostas, usando o discurso oral formal, a partir de um texto.

''Essa é a proposta mais desafiadora das três. O estudante tem de se basear nas informações de um texto e se colocar na posição de entrevistador e de entrevistado'', afirmou a professora do laboratório de redação do curso e colégio Objetivo, Maria Aparecida Custódio.

As outras duas propostas de redação estão dentro do que os vestibulandos já estavam acostumados. Uma delas pede um texto opinativo e a outra exige uma narração.

De acordo com a professora, a obrigatoriedade de fazer os três textos, no lugar de um, como proposto no vestibular antigo, leva os estudantes a levar mais tempo para fazer as redações. ''Antes, eu sugeria que usassem entre uma hora e 45 minutos e duas horas na redação. Agora, acho que precisarão de umas duas horas e meia'', disse a professora.

Para a coordenadora geral do curso e colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, uma vantagem é que as propostas de redação atuais são mais objetivas e mais curtas, o que evita que o candidato se perca no assunto. ''O aluno é bem direcionado. Não corre o risco de se perder no tema'', afirmou.

Segundo Maria Aparecida, a prova deveria trazer a quantidade máxima e mínima de linhas que o estudante deveria usar para escrever cada uma das redações. ''No formato antigo, o manual dizia que o texto deveria ter entre 20 e 60 linhas. Não saber o tamanho ideal do texto deixa os estudantes preocupados'', disse.

Com relação ao tempo, Vera, que é professora de geografia, diz que se o estudante fizer as redações em duas horas e usar as outras três horas de prova para responder as 48 questões dissertativas, terá tempo suficiente para a resolução. ''Na Fuvest, eles têm cinco horas para resolver 90 questões'', disse.

O estudante Guilherme Pires de Campos, de 18 anos, que pretende tentar uma vaga no curso de engenharia química na Unicamp fez o simulado. ''Achei que não estava difícil e o tempo foi suficiente para fazer tudo, mas foi cansativa'', disse.

Guilherme, que prestou Unicamp no ano passado, disse preferir a estrutura da antiga primeira fase da prova. ''Por ser dissertativa, acho que tinha mais chance de pontuar nas questões. Agora, se colocar a alternativa errada, perco a questão inteira. Além disso, preferia ter de escrever uma redação só'', afirmou.

Novo modelo

O novo modelo do vestibular tem duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de conhecimentos gerais, e a parte de redação, em que os participantes tem de elaborar três textos de gêneros diversos. A prova tem cinco horas de duração.

Até o ano passado, a primeira fase tinha 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (dissertação, narrativa ou carta) e preparava apenas um texto. O tempo de prova era de quatro horas.

Outra novidade do vestibular 2011 é que os exames da segunda fase serão aplicados em três dias, com o conteúdo distribuído em três áreas do conhecimento. As inscrições para o vestibular serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro.

Por Fernanda Nogueira

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições