UFMG cumpre liminar e vai aplicar 2ª etapa a prejudicados no Enem

UFMG cumpre liminar e vai aplicar 2ª etapa a prejudicados no Enem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:59

A Universidade Federal de Minas Ferais (UFMG) informou nesta sexta-feira (21) que vai cumprir a decisão da Justiça Federal que concede o direito de fazer a segunda etapa do vestibular a candidatos que tiveram problemas com a certificação de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A 16ª Vara Federal de Minas deferiu liminar da Defensoria Pública da União em Minas Gerais (DPU/MG) na última noite.

O número dos novos candidatos que vão para a segunda etapa ainda não foi informado pela UFMG. De acordo com assessoria, a universidade foi comunicada da decisão nesta sexta-feira (20) e está tomando as providências para cumpri-la. Esclarecimentos sobre as adequações necessárias vão ser divulgados à tarde pela reitoria, segundo a instituição.

Em nota, a pró-Reitoria de Graduação, Antônia Aranha, pediu tranquilidade aos candidatos, alertando que não haverá mudanças na dinâmica dos exames.

A Defensoria Pública da União em Minas Gerais solicitou também que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilize os espelhos de provas para consulta e inclua as notas desses candidatos no Sistema de Seleção Unificada (SISU), gerenciado pelo Ministério da Educação.

A ação da defensoria foi baseada em dois candidatos, que se sentiram prejudicados no Enem e procuraram a assistência jurídica. A redação dos estudantes foi anulada e as notas das provas de Linguagens e Matemática não foram computadas no gabarito, segundo a DPU. Eles alegam ainda que não conseguiram obter informações junto ao Inep. Conforme consta da decisão, a liminar se aplica a todos os candidatos que se encontram na mesma situação.

O Inep informou por meio de nota que participantes do Enem 2010 que foram eliminados podem visualizar o motivo da anulação de suas provas no boletim individual de desempenho, disponível no site do Enem.

Por: Flávia Cristini

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições