Um em cada dez candidatos vai fazer Enem para concluir ensino médio

Um em cada dez candidatos vai fazer Enem para concluir ensino médio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

Entre os 5,3 milhões de estudantes inscritos para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011), que acontece neste sábado (22) e domingo (23), 545.798, ou quase 10% do total, afirmou na inscrição que pretende usar o resultado das provas para tirar o certificado do ensino médio.

Isabella Castro tirou certificado do ensino médio com a nota do Enem (Foto: Arquivo pessoal) Desde a edição de 2009 do exame, 180.483 pessoas conseguiram tirar a solicitação em todo o Brasil. Uma delas foi a estudante Isabella Castro, de 19 anos. Aos 17, depois de repetir o segundo ano do ensino médio, ela precisou abandonar a escola em Pouso Alegre, no sul de Minas, para pagar o aluguel. No ano seguinte, ela se matriculou em um supletivo e descobriu que quem tem mais de 18 anos e está fora da rede de ensino regular pode prestar o Enem para tentar a certificação.   Em 2009, 35,2% dos 197.991 candidatos que tentaram conseguir o certificado conseguiram tirar a nota mínima nas quatro provas e na redação. Já no ano seguinte, o número de inscritos no Enem com esse objetivo saltou 272% para 539.216. Apesar de o número absoluto de aprovados ter aumentado em relação ao ano anterior, a porcentagem diminui: apenas 20,5% dos candidatos conseguiram a nota mínima de 400 pontos em todas as provas.

A diferença, no caso de quem não terminou o ensino médio na escola regular, é que é possível usar resultados de anos diferentes. Se o candidato aprovou em algumas matérias, mas ficou abaixo da nota mínima em outras, ele pode refazer o Enem e se concentrar nas provas que reprovou anteriormente, e usar a combinação de resultados para solicitar a certificação.

Em 2011, segundo o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 344 instituições estão aptas a emitir a certificação, entre institutos federais e secretarias estaduais de Educação.   A instituição é definida no momento da inscrição, e os resultados são enviados pelo MEC diretamente a elas. Cabe ao candidato, porém, manter contato com a instituição escolhida para acompanhar o prcesso.

Isabella conseguiu a aprovação na primeira tentativa, em 2010. Ela conta que criou um programa de estudos com um amigo na própria casa. "Eu saía do trabalho e ia estudar em casa até de madrugada. Passava cinco horas estudando, buscava sites com matérias de escola, procurava na internet", conta.

Em janeiro, depois de ser aprovada em um vestibular em São Paulo, ela foi atrás do certificado para poder se matricular. Segundo ela, o processo levou duas semanas.

  Distribuição

Os 545.798 candidatos que querem seguir o mesmo caminho nesta edição do Enem representam quase 10% da média nacional de inscritos, mas esse número varia de acordo com o Estado.

No Rio Grande do Sul, 70.526 pessoas tentarão concluir o ensino médio por meio do exame neste fim de semana. Eles somam 21,40% do total de candidatos gaúcho, mais que o dobro da média brasileira.

São Paulo tem 71.464 inscritos nesta situação, ou 7,93% dos mais de 900 mil candidatos do Estado. A Paraíba tem a menor porcentagem de interessados na certificação, apenas 5,21% dos 123 mil estudantes que vão participar das provas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições