Unesp inaugura maior rede de computação de alto desempenho da AL

Unesp inaugura maior rede de computação de alto desempenho da AL

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Imagine uma capacidade de processamento de dados de cerca de 10 mil computadores pessoais somados, o espaço de armazenamento de uma torre de 18 andares de DVDs empilhados ou então uma velocidade de comunicação cinco mil vezes maior do que a banda larga doméstica. Essas são algumas características da maior rede latino-americana de computação de alto desempenho que começa a funcionar nesta sexta-feira, 25 de setembro, na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Batizada de GridUnesp, a rede teve investimentos de R$ 8 milhões - R$ 4,4 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o restante da própria universidade - e será utilizada para pesquisas em diversas áreas, como física de partículas, genética, meteorologia, medicina e prospecção de petróleo.

A rede de computadores também abre a possibilidade para pesquisadores brasileiros utilizaram o espaço de redes internacionais para realizar seus projetos de pesquisa. O GridUnesp se conecta ao OSG (Open Science Grid), nos Estados Unidos. "O projeto foi desenvolvido com foco nas pesquisas e nos pesquisadores", diz o coordenador-geral do projeto, Sérgio Ferraz Novaes, professor do Instituto de Física Teórica (IFT).

Formado por 2.944 unidades de processamento espalhadas em sete clusters (conjunto de computadores interconectados) nas unidades da Unesp no estado de São Paulo, a rede tem capacidade de desempenho de 33,3 Teraflops, ou 33,3 trilhões de cálculos por segundo. "Nossa expectativa é que o GridUnesp gere um impulso na quantidade das pesquisas", afirma Novaes.

O conceito de "grid", diz Novaes, é algo relativamente novo e só é possível graças á crescente qualidade de conexão. "O grid é um passo além, pois compartilha não só informação mas também processamento de dados", afirma o coordenador do projeto.

A conexão entre os clusters situados no interior de São Paulo será feita pela rede KyaTera – Plataforma Óptica de Pesquisa para o Desenvolvimento da Internet Avançada da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições