UNITAU sedia evento internacional de informática

UNITAU sedia evento internacional de informática

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove a fase regional da 13ª Maratona de Programação, neste sábado, 20 de setembro. Essa primeira etapa do evento será realizada simultaneamente em várias instituições espalhadas por todo o Brasil.

Neste ano, a UNITAU participará da Maratona com três equipes. A competição será no Departamento de Informática, com início às 14h e terminará às 18h. Durante o período da manhã,  os estudantes, de várias universidades da região poderão participar de um treinamento, com a aplicação de exemplos simples dos problemas que serão abordados na competição. Também pela manhã, haverá uma cerimônia de abertura na qual serão expostos os objetivos do encontro.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação e conta com competidores do mundo todo, com o objetivo de promover o uso da criatividade e do trabalho em equipe na resolução de problemas de programação computacional.

A competição é destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação, na área de Computação, como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Matemática.

Durante as provas, que duram cinco horas, serão propostos aos alunos de 10 a 12 problemas envolvendo sistemas computacionais. As equipes, compostas de três estudantes, deverão tentar resolver no menor tempo possível os exercícios apresentados, apenas com o auxílio do computador, livros, listagens e manuais. No final, os jurados avaliarão o tempo das respostas e quais são as melhores soluções criadas por cada grupo.

Este é o terceiro ano em que a UNITAU é credenciada para receber os competidores regionais. Para sediar as fases do evento, as instituições de ensino devem atender aos critérios do Comitê Diretor da Maratona de Programação, como números de computadores suficientes para competidores, juízes e administradores da competição, além de espaço físico adequado para receber os participantes.

Em 2006, a UNITAU disputou a fase nacional que, neste ano, será nos dias 14 e 15 de novembro, em Vitória, no Espírito Santo. Após a fase nacional, haverá a etapa sulamericana, em que as melhores equipes serão selecionadas para participar das finais mundiais.

No ano de 2007, mais de 6.700 times, de 1.821 escolas de 83 países, competiram em regionais em todo o mundo, e 100 escolas participaram das finais mundiais do evento, em Banff, Canadá, onde quatro times brasileiros estiveram presentes.  

Mais informações pelo telefone (12) 3625-4256.

Serviço

Evento: 13ª Maratona de Programação (fase regional)

Dia: 20 de setembro

Horário: das 14h às 18h

Local: Departamento de Informática, na Avenida Marechal Deodoro, 605 - Jardim Santa Clara - Taubaté.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições