Universidades federais abrem inscrições para vagas fora do SiSU

Universidades federais abrem inscrições para vagas fora do SiSU

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Embora o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que distribui as vagas de universidades federais que selecionam a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), comece no dia 16 de janeiro, algumas universidades que também levam em conta a nota no exame abriram nesta segunda, dia 10, as inscrições para os candidatos. É o caso da Universidade da Integração Internacional (Unilab) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Os interessados no processo seletivo da Unila e da Unilab podem acessar diretamente o site das instituições (inscricao.unila.edu.br/register e www.unilab.edu.br/Home/Edital.aspx, respectivamente) e se inscrever. Para a Unila, a data limite é 6 de fevereiro. Já para a Unilab, o candidato tem até o dia 31 de janeiro.

A Unila disponibiliza 600 vagas, dentre as quais metade são para alunos estrangeiros. Além dos seis cursos já existentes na novata universidade em Foz do Iguaçu, a instituição criou seis novas graduações (antropologia, história, geografia, letras, ciências da natureza e desenvolvimento agrário e segurança alimentar), todos com um enfoque a partir da América Latina.

Já a Unilab, em seu primeiro ano de existência, oferece 180 vagas em cinco cursos diferentes: agronomia, administração pública, ciências da natureza e matemática, enfermagem e engenharia de energias. A universidade foi criada com o objetivo de integrar estudantes e compartilhar conhecimento com países de língua portuguesa. Seu campus principal fica na cidade de Redenção, no estado do Ceará, mas a instituição também funcionará em rede com alguns campi universitários de nações estrangeiras e lusófonas.

Prazo da UFFS se aproxima do fim

Outra instituição que utiliza o mesmo método de seleção – com a nota do Enem, mas fora do SiSU – é a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Para a prova da UFFS, o prazo é mais apertado e termina no próximo dia 16. A inscrição pode ser feita no site da universidade. Recém-criada, a UFFS possui 5 campi: Chapecó (SC), Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Em seu segundo ano de existência, a universidade oferece 2.160 vagas em 33 cursos diferentes.

SiSU a partir do dia 16

O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem de 2010. No primeiro semestre de 2011, são oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições. A partir do dia 16 de janeiro até o dia 18 os alunos podem se inscrever e se candidatar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições