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Uso de sistema de ensino estruturado melhora notas de alunos, diz pesquisa

Uso de sistema de ensino estruturado melhora notas de alunos, diz pesquisa

Atualizado: Quarta-feira, 30 Junho de 2010 as 11:34

O uso de sistemas de ensino estruturados nas escolas tem impacto positivo sobre o desempenho dos alunos, afirma pesquisa da Fundação Lemann, apresentada em São Paulo na terça-feira (29). Esses sistemas incluem apostilas, livros, acompanhamento pedagógico e treinamento de professores, de acordo com a fundação.

A pesquisa comparou notas de escolas municipais do estado de São Paulo na Prova Brasil, avaliação que mede o desempenho de estudantes da quarta e da oitava séries (quinto e nono anos) de escolas públicas nas duas disciplinas. Segundo o estudo, a adoção desse material aumenta em cinco pontos as notas dos alunos em matemática e língua portuguesa.

''É um resultado expressivo, uma vez que 12 pontos na escala da Prova Brasil representam aproximadamente um ano escolar'', afirmou a pesquisadora Paula Louzano, autora do estudo e consultora da Fundação Lemann. A pesquisa usou dados da Prova Brasil de 2005 e de 2007.

Segundo Paula, o uso do material também diminuiu em 2% o número de crianças nos níveis mais baixos de proficiência de português e matemática. "Quando não usa material didático estruturado, o professor define o que ensinar e pula o que não sabe", disse a pesquisadora.

Outra vantagem, de acordo com Paula, é que sistemas de ensino estruturados permitem que os estudantes levem o material para casa, escrevam nele e facilitam o controle dos pais sobre o que os filhos aprendem.

Atualmente, 291 dos 645 municípios paulistas usam materiais estruturados nas escolas, de acordo com Paula. O número considera o uso de materiais privados e públicos.

Outra pesquisa da fundação, feita em 2008, mostrou que 93% dos professores e gestores entrevistados consideravam ''bom'' ou ''ótimo'' o sistema adotado em sua rede e que 84% acreditavam que o desempenho dos alunos havia melhorado com a adoção do material.

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