USP e estudantes negociam saída de prédio da reitoria

USP e estudantes negociam saída de prédio da reitoria

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

Reunião acontece no prédio da Geografia (Foto:

Carolina Iskandarian/G1) Uma comissão formada por estudantes, professores e funcionários da Universidade de São Paulo (USP) e representantes da administação da universidade iniciaram pouco antes das 12h desta sexta-feira (4) uma reunião para negociar a saída dos alunos do prédio da reitoria, ocupado desde a noite de terça-feira (1º). A Justiça determinou nesta quinta-feira (3) a reintegração de posse do imóvel. Os estudantes ainda não foram notificados da decisão – a partir do momento que isso ocorrer, eles terão 24 horas para deixar o prédio.

Participavam da reunião cinco estudantes, um professor da Faculdade de Direito - indicado por alunos para a negociação - e dois diretores do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), além de dois professores representando a reitoria - Wanderley Messias, da Geografia, superintendente de relações institucionais da universidade, e Alberto Amadio, da Educação Física e membro do gabinete do reitor. A reunião era realizada no prédio da Geografia, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Segundo o Tribunal de Justiça, os estudantes ainda não haviam sido notificados até o fim da manhã desta sexta sobre a reintegração de posse. Segundo a decisão da 9ª Vara de Fazenda Pública, a reintegração "deverá ser realizada sem violência, com toda a cautela necessária à situação, mediante a participação de um representante dos ocupantes e da autora para a melhor solução possível, observando a boa convivência acadêmica, em um clima de paz", afirma na decisão a juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti. Caso os alunos não se retirem, a juíza diz que autoriza, "como medida extrema”, o uso de força policial. Ela ressalva, no entanto, que conta "com o bom senso das partes e o empenho na melhoria das condições de vida no campus".

Na noite desta quinta, os estudantes decidiram em assembleia manter a ocupação. Os alunos não comentaram sobre a reintegração de posse. Eles querem a saída da Polícia Militar do campus, o fim do convênio com a PM para aumentar a segurança na Cidade Universitária e o fim dos processos administrativos e criminais contra professores, estudantes e funcionários. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (9), a partir das 18h.

As ocupações começaram depois que três universitários foram detidos pela PM após serem flagrados com maconha. Estudantes protestaram contra a prisão em frente a um dos prédios da faculdade e houve confronto com a polícia. Após a confusão, um grupo invadiu o prédio administrativo da FFLCH – que foi liberado nesta quinta.

Nesta manhã, um estudante que participa da ocupação da reitoria e não quis se identificar disse que o prédio está intacto e em perfeito estado de conservação. O estudante também afirmou que há muitas pessoas no prédio, mas não quis dar números. Questionado sobre as imagens divulgadas pela USP que mostram a invasão dos estudantes, o aluno admitiu que uma câmera de segurança foi danificada. Ele também afirmou que o grupo ainda não avaliou quando e se deixará o prédio – isso só será feito depois que os alunos forem notificados pela Justiça.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições