USP vai rever cursos com baixa demanda e flexibilizar currículos

USP vai rever cursos com baixa demanda e flexibilizar currículos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

Nova diretriz foi dada pelo Conselho Universitário e cada faculdade apresentará planos de mudança A Universidade de São Paulo (USP) vai evitar o aumento de vagas nos próximos anos para focar na modernização da estrutura e cursos já existentes. Segundo o reitor, João Grandino Rodas, as medidas visam garantir qualidade e recursos. “Tivemos um ciclo de expansão na última década e agora precisamos dar infraestrutura adequada, até para evitar conflito e queda de qualidade”, disse. Hoje, há 55 mil alunos na graduação.

Em reunião na semana passada, o Conselho Universitário concordou com uma série de mudanças nas diretrizes para graduação que vinham sendo solicitadas pela pró-reitora, Telma Zorn, desde o início do ano. Os principais pontos são: a reestruturação de cursos de baixa demanda no vestibular da Fuvest, o aumento da interdisciplinaridade entre as faculdades e a flexibilização da grade dos cursos, além de dar mais atenção aos alunos do período noturno, que atualmente não contam com apoio administrativo, bibliotecas e recursos iguais aos do diurno.

Segundo Rodas, a partir de agora cabe às unidades proporem mudanças, mas elas serão estimuladas inclusive com o direcionamento das verbas suplementares para as áreas que estiverem “com a lição de casa em dia”. Ele espera que as primeiras atualizações curriculares ocorram no próximo ano e diz que a mudança será visível em cerca de um ano e meio. Leia entrevista completa com o reitor e o documento com as mudanças nas diretrizes para graduação.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições