49,2 mil concorrem a 80 vagas no concurso da Abin

49,2 mil concorrem a 80 vagas no concurso da Abin

Atualizado: Segunda-feira, 8 Novembro de 2010 as 4:14

O Cespe/UnB divulgou a concorrência do concurso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para 80 vagas, sendo 50 para cargos de nível superior e 30 para cargos de nível médio - 5% das vagas são reservadas para deficientes. No total estão inscritos no concurso 49.275 candidatos - média geral de 615,94 candidatos por vaga. As provas serão aplicadas no dia 14 de novembro - veja aqui os locais de exame.

Os cargos com maior número de candidatos/vaga são de oficial técnico de inteligência, área de educação física (nível superior), com 1.516 candidatos por vaga; agente técnico de inteligência, área de administração (nível médio), 1.381,62 candidatos por vaga, e de oficial técnico de inteligência, área de pedagogia (nível superior), com 1.114 candidatos por vaga - clique aqui para ver a relação completa da concorrência.

O concurso terá provas objetivas e discursivas, que serão aplicadas no Distrito Federal e nas 26 capitais estaduais, às 14h, com cinco horas de duração. Haverá também investigação social e funcional e avaliação médica. Os aprovados farão Curso de Formação em Inteligência na Escola de Inteligência da Abin, em Brasília. Serão 250 horas/aula.

As vagas de nível superior são para oficial técnico de inteligência. As vagas para nível médio são de agente técnico de inteligência. Os salários são de R$ 10.216,12 e R$ 4.211,04, respectivamente. As vagas são para Brasília (veja aqui o edital).

Primeiro concurso

É a primeira vez que a Abin realiza concurso público para os cargos técnicos (oficial e agente), que foram criados em 2008, por meio da Lei nº 11.776/08.

Os cargos de nível superior exigem formações em administração; administração ou economia; arquitetura; arquivologia; ciências contábeis; comunicação social - jornalismo; comunicação social - publicidade e propaganda; estatística; tecnologia da informação; direito; educação física; engenharia civil; engenharia elétrica; pedagogia; psicologia e serviço social.

Os cargos de agente técnico de inteligência exigem nível médio (para trabalhar nas áreas de administração e tecnologia da informação) e nível técnico nas áreas de contabilidade, edificações e eletrônica.

Os candidatos a todos os cargos devem ter carteira de habilitação no mínimo na categoria B.

veja também