A Aeronáutica encerra nesta sexta-feira as inscrições do concurso para 180 vagas

Aeronáutica encerra inscrições para 180 vagas de cadetes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

A Aeronáutica encerra nesta sexta-feira (15) as inscrições do concurso para 180 vagas na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar). Os aprovados farão o Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de 2013 (CPCAR/2013). A sede da escola é em Barbacena (MG).

O candidato deve ser do sexo masculino, ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o ensino fundamental, não ter menos de 14 nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2013, e ser solteiro.


As inscrições devem ser feitas de 31 de maio a 15 de junho pelo site www.barbacena.com.br/epcar. A taxa é de R$ 60.

O concurso terá exame de escolaridade com questões sobre língua portuguesa e matemática, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso.

O exame de escolaridade será no dia 29 de julho.

O candidato, no momento da matrícula, passa à situação de aluno da Epcar (praça especial, conforme a Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 – Estatuto dos Militares), a ser mantida durante o curso preparatório. O aluno do CPCAR, durante a realização de qualquer dos anos do curso, estará sujeito ao regime escolar da Epcar e terá direito a remuneração fixada em lei, de acordo com a sua graduação, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Os alunos que concluírem, com aproveitamento, o CPCAR, terão direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Aqueles que desejarem ingressar na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), para realizar o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), poderão fazê-lo desde que sua classificação esteja dentro do número de vagas destinadas aos alunos concludentes do 3º ano do CPCAR e as condições de saúde, física e psicológicas atendam aos requisitos exigidos para ingresso no 1º ano do CFOAV. As vagas para o CFOAV destinadas aos alunos egressos do CPCAR serão estabelecidas pela Portaria do Comandante da Aeronáutica, não sendo assegurada a matrícula de todos os concludentes.


Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições