Fazenda é desapropriada para construção de casas habitacionais

Fazenda é desapropriada para construção de casas habitacionais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O prefeito de Teresópolis, Jorge Mario Sedlacek, assinou, nesta segunda-feira (17), um decreto de utilidade pública, desapropriando uma fazenda no bairro Ermitage, área urbana de Teresópolis. Nessa área, a Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, construirá, em caráter de emergência, cerca de 500 unidades habitacionais para atender às famílias que ficaram desabrigadas devido às chuvas dos últimos dias.

As obras, orçadas em torno de R$ 24 milhões, estão previstas para começar dentro de 30 dias. As casas populares deverão estar prontas até o final do ano. A alegação da Prefeitura para a desapropriação da fazenda, de 190 hectares, foi o estado de calamidade pública em que o município se encontra.

O prefeito Jorge Mario considerou, principalmente, a condição das pessoas que estão em abrigos provisórios. -Precisamos tomar medidas drásticas para restabelecer o direito de habitação e moradia digna dos cidadãos de Teresópolis. A prefeitura também irá fornecer toda a estrutura ao redor da área onde serão instaladas as moradias. Ainda está prevista a construção de uma escola, creche, posto de saúde e área de lazer.

Tragédia das chuvas O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro dia 11 deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados, principalmente na região serrana.

As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto foram as mais afetadas. Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados. Equipes de resgate ainda enfrentam dificuldades para chegar a alguns locais.

Na sexta-feira (14), a presidente Dilma Rousseff liberou R$ 100 milhões para ações de socorro e assistência às vítimas. Além disso, o governo federal anunciou a antecipação do Bolsa Família para os 20 mil inscritos no programa nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

Empresas públicas e privadas, além de ONGs (Organizações Não Governamentais) e voluntários, também estão ajudando e recebem doações.

Os corpos identificados e liberados pelo IML (Instituto Médico Legal) são enterrados em covas improvisadas. Hospitais continuam com muitos feridos. Médicos apelam por doação de sangue e remédios. Os próximos dias prometem ser de muito trabalho e expectativa pelo resgate de mais sobreviventes e localização de corpos.

Em visita à região de Itaipava, em Petrópolis, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que ricos e pobres ocupavam irregularmente áreas de risco e que o ambiente foi prejudicado.

- Está provado que houve ocupação irregular, tanto de baixa quanto de alta renda. Está provado também que houve dano da natureza. Isso não tem a ver com pobre ou rico.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições