MENU

Governadora autoriza abertura de concurso público para a Polícia Civil - RS

Governadora autoriza abertura de concurso público para a Polícia Civil - RS

Atualizado: Quinta-feira, 6 Maio de 2010 as 3:18

A Governadora Yeda Crusius autorizou, nesta quarta-feira (5 de maio de 2010), a realização de Concurso Público para o provimento de 500 vagas e formação de cadastro reserva da Polícia Civil ( www.pc.rs.gov.br ). São 250 vagas para Escrivão e 250 para Inspetor, ambos de primeira classe.

O processo tem como objetivo a recomposição de efetivo, dentro do Programa Estruturante Cidadão Seguro, e terá o edital publicado nos próximos dias.

O concurso tem a validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Está em andamento o concurso (em fase final) para o preenchimento de 157 vagas de Delegados de Polícia Civil. Além disso, 606 novos servidores estão frequentando o Curso de Formação de Escrivães e Inspetores de Polícia. Outros 123 candidatos aprovados em seleção pública do IGP participam de curso de formação.

Há, ainda, candidatos aprovados no Concurso Público de Formação de Servidores Penitenciários da Susepe, que estão por ser chamados.

Curso de Formação: A prova para os novos policiais civis é dividida em três partes, que terão questões de Língua Portuguesa, Direito (Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo e Direitos Humanos), Informática e Conhecimentos Gerais, além de uma Redação. Os aprovados ainda passarão por teste físico, sindicância sobre vida pregressa, exames de saúde e avaliação psicológica.

Por último, os classificados serão convocados a participar de um Curso de Formação. ''O concurso público permite que haja recomposição do efetivo da Segurança Pública. Desde janeiro de 2007 já contratamos e nomeados oito mil servidores para a área da Segurança Pública, sendo que em 2009 foram 3,5 mil policiais militares aprovados em Concurso Público'', destacou a governadora. Yeda Crusius disse que isto está sendo possível, 'graças ao ajuste fiscal que proporciona que o Estado aumente os investimentos em áreas prioritárias como a Segurança Pública'.

Mais informações através do endereço eletrônico www.estado.rs.gov.br.

veja também