IBGE divulgará dia 30 resultado para 2 mil vagas de recenseador

IBGE divulgará dia 30 resultado para 2 mil vagas de recenseador

Atualizado: Sexta-feira, 27 Agosto de 2010 as 11:44

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alterou para a segunda-feira (30) a divulgação do resultado preliminar para 2.006 vagas de recenseadores para o Censo 2010 nos estados de Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A divulgação sairia nesta sexta-feira (27). O resultado final sai no dia 3 de setembro - veja aqui o edital. 

 

O processo seletivo foi aberto para complementar a seleção de 192 mil recenseadores lançada no começo do ano, que não atingiu o número de aprovados suficiente em algumas regiões.

O candidato deve ter 18 anos completos na data da contratação e ter concluído o ensino fundamental. A remuneração será por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados, que poderá ficar entre R$ 800 e R$ 1.600. Em média, há 300 domicílios por setor censitário, que podem ser visitados em menos de 30 dias. O recenseador também terá direito ao 13º salário e a férias proporcionais aos dias trabalhados e à remuneração da produção.

Seleção

O processo seletivo complementar classificará os candidatos através de análise de títulos e selecionará os recenseadores por meio de uma prova ao término do treinamento.

Na análise de títulos, o candidato poderá ter até 10 pontos: 1 se tiver apenas o ensino fundamental completo; 3 se tiver ensino médio (antigo 2º grau) incompleto; 5 se tiver ensino médio completo; 7 se tiver ensino superior (graduação) incompleto; e 10 se tiver ensino superior completo.

Como a divulgação será no dia 30, os pedidos de revisão na contagem de pontos deverão ser feitos no mesmo dia. No novo cronograma, o resultado final saíra em 3 de setembro. As datas do treinamento dos selecionados e da contratação mudaram para para 8 e 15 de setembro, respectivamente.

De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, o número de recenseadores ficou em 185 mil, e não em 190 mil, como era esperado. Por isso, teve de ser aberto novo processo seletivo para os cinco estados. O processo seletivo para 191.972 vagas foi lançado em fevereiro e teve 1.051.582 candidatos.

O número definitivo da população brasileira, segundo o IBGE, será conhecido em 27 de novembro.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também