MENU

Instituto Rio Branco lança edital para 30 vagas de diplomata

Instituto Rio Branco lança edital para 30 vagas de diplomata

Atualizado: Sexta-feira, 20 Janeiro de 2012 as 11:05

O Instituto Rio Branco lançou nesta quinta-feira (19) edital do concurso público para 30 vagas de diplomata – 2 vagas são reservadas para portadores de deficiência. Os candidatos afrodescendentes terão reservadas, até a primeira etapa, 10% da vagas, conforme Portaria nº 2, de 2 de janeiro de 2012. O salário é de R$ 12.962,12.

O candidato deve apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, em qualquer área, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação. No caso de candidatos cuja graduação tenha sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo Ministério da Educação.
As inscrições devem ser feitas pelo sitehttp://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2012 das 10h do dia 26 de janeiro até as 23h59 do dia 12 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 150.

O concurso terá quatro fases. A primeira fase terá prova objetiva, constituída de questões objetivas de português, de história do Brasil, de história mundial, de geografia, de política internacional, de inglês, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público.

A segunda fase terá prova escrita de português. A terceira fase terá provas escritas de história do brasil, de geografia, de política internacional, de inglês, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público.


A quarta fase terá provas escritas de espanhol e de francês.
Cada uma das fases será realizada simultaneamente nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de março, em duas etapas: a primeira às 10h, com duração de 2h30; e a segunda às 15h, com duração de 3h30.
A prova escrita da segunda etapa será na data provável de 22 de abril. As provas da terceira etapa estão agendadas para os dias 16, 17, 23, 24 e 30 de junho e 1º de julho. A fase de provas escritas de espanhol e de francês está prevista para 1º de julho, à tarde.
As questões da prova objetiva serão do tipo múltipla escolha e do tipo certo ou errado.
A nota em cada item de cada questão do tipo certo ou errado, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a 0,25 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,25 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,00, caso não haja marcação ou caso haja marcação dupla.
O último concurso para diplomata, que ofereceu 26 vagas, também foi organizado pelo Cespe/UnB neste ano. Se inscreveram 7.180 candidatos (276,15 por vaga).
O diplomata representa, negocia, informa e protege os interesses brasileiros internacionalmente. Os selecionados trabalharão no Itamaraty, no Distrito Federal, na sede do Ministério das Relações Exteriores.

veja também