Marinha abre 120 vagas de oficiais de máquinas e de náutica

Marinha abre 120 vagas de oficiais de máquinas e de náutica

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) da Marinha abriu processo seletivo para 120 vagas para cursos de adaptação a segundo oficial de máquinas (60 vagas) e segundo oficial de náutica (60).

& Os cursos serão ministrados pelo Ciaga no período de 8 de agosto de 2011 a 18 de maio de 2012 para as duas turmas de oficial de máquinas e no período de 8 de agosto de 2011 a 6 de setembro de 2012 para as duas turmas de oficial de náutica.

Os oficiais de máquinas e de náutica da Marinha Mercante são aquaviários do 1º grupo-marítimos.

Os cursos são constituídos de dois períodos: um período acadêmico, composto de 34 semanas para Máquinas e de 12 meses para Náutica, realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), situado no Rio de Janeiro, em regime de externato, em tempo integral de aulas e atividades; e um período de estágio, para máquinas com a duração no mínimo de 6 meses e para Náutica de no mínimo de 12 meses, de efetivo embarque, realizados em embarcações mercantes, quando os alunos terão a oportunidade de aplicar/praticar, de forma supervisionada, os conhecimentos adquiridos.

Os cursos são gratuitos, sendo oferecidas as seguintes facilidades aos alunos: alimentação e assistências médica e odontológica de urgência.

Os candidatos devem ter entre 18 e 40 anos. Para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas é exigido curso de graduação em engenharia naval; engenharia mecânica, industrial mecânica, produção mecânica e mecatrônica; engenharia elétrica, eletrotécnica e eletrônica; engenharia de automação e controle e automação; engenharia de produção industrial; tecnólogo em mecânica, manutenção e processos industriais, mecânica industrial, metalurgia e materiais, fabricação mecânica; tecnólogo de construção naval; tecnólogo em manutenção de sistemas de máquinas e equipamentos, manutenção industrial; e tecnólogo em construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial.

Para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica é exigido curso de graduação em

engenharia, astronomia, oceanografia, meteorologia, matemática (bacharelado), física (bacharelado), química (bacharelado), química industrial, estatística, tecnólogo em operação e administração de sistemas de navegação fluvial, tecnólogo em construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, tecnólogo naval e tecnólogo de construção naval.

As inscrições devem ser feitas até 5 de junho pelo site www.mar.mil.br/ciaga. A taxa é de R$ 50.

O processo seletivo é constituído de exame de conhecimentos, avaliação de atestados e exames médicos, teste de suficiência física (eliminatória); período de adaptação (eliminatória); e matrícula.

As provas de ciências humanas e ciências exatas serão no dia 2 de julho.

Marinha

Inscrições

Até 5 de junho

Vagas

120

Salário

Não informado

Taxa

R$ 50

Prova

2 de julho

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições