Presidência sanciona 6,8 mil vagas para o MPU

Presidência sanciona 6,8 mil vagas para o MPU

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quarta-feira (8) a lei que cria 6.804 cargos de analista e técnico no Ministério Público da União (MPU), que inclui o Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. As vagas deverão ser preenchidas por meio de concurso público.

Desse total, 2.314 serão destinados ao Ministério Público Federal (MPF), 3.080 para o Ministério Público do Trabalho (MPT) e 114 para o Ministério Público Militar (MPM). O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) poderá abrir 1.296 cargos.

O texto é de iniciativa da Procuradoria-Geral da República.

São 3.749 vagas efetivas de analista (nível superior) e 3.055 vagas efetivas de técnico (nível técnico). 

O texto também cria funções gratificadas nos quadros de pessoal do MPU: 1.531 para o MPF, 359 para o MPM e 728 para o MPDFT.

O preenchimento dos cargos deverá ser escalonado em quatro anos, a partir de 2011.

O argumento para criar os cargos é o fato de o Ministério Público da União ter, atualmente, apenas dois analistas e três técnicos para cada um de seus membros, devendo essa relação ser alterada para três e cinco, respectivamente. No Judiciário, hoje, a relação de analistas e técnicos por magistrado é de 24 e três, respectivamente.

O Ministério Público da União tem um concurso em andamento para 594 vagas de nível médio e superior, cuja prova será aplicada neste domingo (11). Os salários são de R$ 3.993,09 para técnico e de R$ 6.551,52 para analista.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições