Senai-SP abre inscrições para 2,9 mil vagas em cursos gratuitos

Senai-SP abre inscrições para 2,9 mil vagas em cursos gratuitos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:23

O Senai-SP está com inscrições abertas para 32 cursos técnicos gratuitos, em 61 escolas instaladas em 43 municípios do estado de São Paulo, até o dia 9 de novembro. No total serão 2.907 vagas, sendo 1.252 na capital, 413 na Grande São Paulo e 1.242 no interior. As aulas começam no primeiro semestre de 2012.

Os cursos técnicos do Senai-SP oferecidos em todo o estado são os seguintes: alimentos, automação industrial, calçados, cerâmica, design de móveis, edificações, eletroeletrônica, eletromecânica, eletrotécnica, eletrônica, equipamentos biomédicos, fabricação mecânica, impressão gráfica, gráfico de rotogravura e flexografia, impressão offset, instrumentação, logística, manutenção de aeronaves, manutenção automotiva, manutenção mecânica, mecânica, mecânica de precisão, mecatrônica, metalurgia, plásticos, pré-impressão gráfica, química, redes de computadores, refrigeração e climatização, telecomunicações, têxtil, e vestuário.

O objetivo é proporcionar habilitação profissional em áreas tecnológicas específicas do setor industrial. Os cursos, na sua maioria, têm duração de 1.600 horas (equivalente a dois anos), incluindo estágio supervisionado, que é obrigatório.

As inscrições serão realizadas pelo site www.sp.senai.br/processoseletivo ou nas escolas que oferecem os cursos pretendidos. Os candidatos interessados nos cursos oferecidos nos períodos da manhã, tarde e integral deverão comprovar, até 15 dias antes do início das aulas, ingresso na 2ª série do ensino médio.

Para os interessados nos cursos técnicos do período noturno, o pré-requisito é comprovar a conclusão do ensino médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data do início das aulas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00.

O candidato poderá se inscrever para o curso escolhido na 1ª opção em mais de um turno, caso a escola onde pretenda estudar ofereça essa alternativa.

Não serão aceitas inscrições de alunos regularmente matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo Senai-SP e que pretendam cursá-los simultaneamente.

De 18/11 a 2/12, o candidato que completou seu processo de inscrição deve acessar novamente a página eletrônica www.sp.senai.br/processoseletivo, clicar em acompanhamento do processo seletivo, preencher os campos solicitados e imprimir a guia de inscrição, que conterá a data, o horário e o local de realização da prova.

A prova de seleção será realizada no dia 4 de dezembro e terá 60 questões de múltipla escolha em nível de conclusão da primeira série do ensino médio. Serão aferidos conhecimentos das disciplinas de língua portuguesa (20 questões), matemática (20 questões) e ciências da natureza (física, química e biologia), também com 20 questões. Será concedido tempo de 2h30 para a resolução das questões. O gabarito será divulgado no site www.sp.senai.br/processoseletivo a partir das 14h do dia 5 de dezembro. A lista dos aprovados também poderá ser aferida no site, a partir das 14h no dia 22 de dezembro.

Os aprovados na primeira chamada deverão matricular-se nos dias 22, 23 e 26 de dezembro. Os candidatos suplentes, dias 27 (2º chamada) e 28 de dezembro (3º chamada).

Municípios com inscrições abertas:

Americana – 1 vaga

Araraquara – 6 vagas

Araçatuba – 32 vagas

Araras – 36 vagas

Barueri – 20 vagas

Bauru – 53 vagas

Birigui – 3 vagas

Botucatu – 29 vagas

Campinas – 108 vagas

Capital – 1.252 vagas

Campo Limpo Paulista – 3 vagas

Cubatão – 38 vagas

Diadema – 62 vagas

Franca – 47 vagas

Guarulhos – 20 vagas

Indaiatuba – 32 vagas

Itatiba – 2 vagas

Jacareí – 64 vagas

Jaguariúna – 57 vagas

Jandira – 92 vagas

Jaú – 17 vagas

Jundiaí – 32 vagas

Lençóis Paulista – 63 vagas

Limeira – 45 vagas

Matão – 1 vaga

Mogi Guaçú – 23 vagas

Pindamonhangaba – 32 vagas

Osasco – 40 vagas

Piracicaba – 67 vagas

Presidente Prudente – 69 vagas

Rio Claro – 3 vagas

Santa Bárbara D’Oeste – 17 vagas

Santo André – 31 vagas

Santos – 44 vagas

S. Bernardo do Campo – 144 vagas

São Carlos – 46 vagas

São José do Rio Preto – 32 vagas

São José dos Campos – 98 vagas

Sertãozinho – 6 vagas

Sumaré – 72 vagas

Suzano – 4 vagas

Taubaté – 32 vagas

Votuporanga – 32 vagas          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições