Unesp autoriza concursos para 152 professores titulares

Unesp autoriza concursos para 152 professores titulares

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:26

O reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Herman Jacobus Cornelis Voorwald, autorizou a abertura de concursos para 152 professores titulares para 24 unidades. A previsão é de que os concursos sejam realizados ainda neste ano.

É a primeira vez na história das universidades públicas paulistas que esse número de cargos para titulares é disponibilizado de uma vez só, disse Carlos Antonio Gamero, chefe do Gabinete da Reitoria.

A Unesp pretende atingir a proporção de dois professores titulares - o cargo máximo na carreira universitária - para cada 15 docentes.

Para o professor Luiz de Souza Corrêa, da Faculdade de Engenharia, no câmpus de Ilha Solteira, o aumento da quantidade de professores titulares permitirá uma maior produção acadêmica na instituição.

Unidades

Corrêa explica que as faculdades e demais unidades com poucos professores titulares receberão mais cargos. É o caso da Faculdade de Odontologia e do Instituto de Química (Araraquara), do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (Rio Claro) e do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (São José do Rio Preto).

A partir da autorização, as unidades deverão informar à Câmara Central de Pós-Graduação o programa da disciplina que será ministrada pelo professor, assim como a bibliografia básica. Com o aval da câmara, a unidade abrirá o edital do concurso e os candidatos terão 90 dias para fazer sua inscrição (veja aqui os requisitos necessários para o cargo).

O processo de seleção será realizado em três etapas: julgamento de memorial, prova didática, na forma de aula, e prova de argüição, para avaliar a qualificação científica do candidato.

Corrêa destaca ainda que, a partir de 30 de setembro, cada uma das 32 unidades terá uma cota fixa de cargos de titular, que incluirá os existentes até essa data. Dessa forma, quando um cargo se tornar vago, por exemplo, em caso de aposentaria, ele estará disponível para a unidade.

A Unesp disporá, ainda, de uma cota móvel de cargos - todos aqueles que não forem distribuídos até o final de setembro ficarão em um “banco” que poderá ser redistribuído pela Reitoria.

À medida que forem abertos os concursos para professor titular, os editais e demais documentos sobre eles estarão disponíveis na página de processos seletivos do Portal Unesp.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições