11 brasileiros se classificam para a chave principal em XX Aberto do Brasil de Tênis de Mesa

11 brasileiros se classificam para a chave principal em XX Aberto do Brasil de Tênis de Mesa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

11 brasileiros se classificam para a chave principal em XX Aberto do Brasil de Tênis de Mesa

No primeiro dia do XX Aberto do Brasil aconteceu a fase classificatória para a chave principal, que se inicia hoje, sexta-feira, dia 18 de abril, na Arena Telemig Celular, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento, que faz parte do circuito mundial, iniciou dia 17 e termina dia 20. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, em inglês) são as responsáveis pela organização e realização do torneio.

A categoria feminina, dividida em oito grupos na primeira fase, teve as duas primeiras colocadas de cada grupo classificadas para competir entre as 32 da chave principal. As outras 16 são atletas já classificadas de acordo com seu desempenho nos últimos tempos, no meio delas está a brasileira Mariany Nonaka, 19 anos, de São Paulo, única brasileira com vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Beijing.

Das 16 brasileiras que disputam o XX Aberto do Brasil, meninas entre 12 e 27 anos de idade, oito estão classificadas para a segunda fase do evento. Karin Sako e Lígia Silva tiveram o melhor desempenho dentre as sete brasileiras, já que foram as únicas que não perderam nenhum de seus jogos no grupo. Já as outras perderam uma e venceram outra. São elas: Jéssica Yamada, Lívia Mizobuchi, Karin Fukushima, Gui Lin e Cláudia Ikeizumi.

As outras mesatenistas classificadas são Ishigaki Yuka (JPN), Lee I-Chen (TPE), Wakamiya Misako (JPN), Yu Mei-Ju (TPE), Kasturi Chakraborty (IND), Hsu Hui-Tsun (TPE), Shamini Kumaresan (IND), Karen Rojas (CHI).

Masculina

Já a categoria masculina foi dividida em 15 grupos, sendo assim, o primeiro de cada um está classificado para a segunda fase do Aberto. Como são 16, o 16º atleta foi escolhido por sorteio entre os segundos lugares de cada grupo. O brasileiro que não precisou disputar a rodada de grupos foi Thiago Monteiro, 26 anos, de São Paulo, que também tem vaga garantida nos Jogos.

17 brasileiros disputaram a primeira fase do Aberto. Desses, apenas dois classificaram-se para a segunda fase por meio da disputa de grupos. Gustavo Tsuboi, 22, e Cazuo Matsumoto, 22, atletas paulistas que jogaram juntos na Seleção Brasileira que disputou o Mundial de Tênis de Mesa em Guangzhou, na China.

Os outros mesatenistas classificados são Tiago Apolônia (POR), Kim Kyung Min (COR), Marcos Freitas (POR), Andrej Gacina (CRO), Sebastien Jover (FRA), Alexei Liventsov (RUS), Emmanuel Lebesson (FRA), Alfredo Carneros (ESP), Jeong Sang Eun (COR), Oya Hidetoshi (JPA), Abdel Kader-Salifou (FRA), Kenji Matsudaira (JPA), Adrien Mattenet (FRA). Eles foram os primeiros de seus grupos, já o atleta que ficou em segundo lugar e foi sorteado para compor a chave principal foi o mesatenista coreano Lee Sang Su.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições