A matemática do professor Felipão: 11 pontos nos primeiros cinco jogos

A matemática do professor Felipão: 11 pontos nos primeiros cinco jogos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

Internamente, Felipão planeja meta de pontos (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)

  O quadro de avisos na Academia de Futebol tem a meta do Palmeiras fixada: 11 pontos nos primeiros cinco jogos. Este é o objetivo do técnico Luiz Felipe Scolari para o início de Campeonato Brasileiro, com três vitórias e dois empates para arrancar bem na competição mais importante e longa do país. A performance resulta em um aproveitamento de 73,3%, digno de time campeão nacional. Felipão se lembra da marca nos vestiários do CT para que os jogadores fixem na memória o “número mágico”. Diariamente, ele destaca para os jogadores a importância de um começo imponente no Brasileiro.

Detalhista, o comandante trabalha com todas as possibilidades. Por isso, considera boa qualquer pontuação acima de nove - 11 pontos são considerados "excelentes". Vale lembrar que os três primeiros já foram assegurados na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, em São José do Rio Preto. Agora, o Verdão pega Cruzeiro e Internacional fora de casa, e Atlético-PR e Avaí na capital paulista. Quatro jogos para somar oito pontos e chegar ao número estipulado.

- Todo grande técnico trabalha em cima de metas, e o Felipão costuma ser exigente nas suas. Acho que esse planejamento é importante para o grupo – afirmou o vice-presidente Roberto Frizzo.

O planejamento casa com a cartilha normalmente utilizada em Campeonatos Brasileiros: sempre vencer nos seus domínios e, se possível, arrancar pontos no estádio do adversário. Em Sete Lagoas, contra o Cruzeiro, e no Beira-Rio, contra o Inter, empates serão encarados de forma positiva. O elenco sabe bem disso.

- Quanto mais pontos fizermos no começo, melhor. Em casa tem de jogar sempre para ganhar, e fora também tem de tentar a vitória. Só que longe de casa, conquistar um ponto é sempre válido – analisou o volante Chico.

O técnico sequer cogita uma soma inferior a sete pontos nesses jogos iniciais. Se o Palmeiras chegar a esses exatos sete ao fim das cinco primeiras rodadas, a performance será considerada ruim. Com oito, Felipão também não ficará satisfeito. Neste domingo, contra o Cruzeiro, o Verdão deve ter postura ofensiva mesmo fora de casa, para conquistar os pontos rapidamente e fazer o comandante traçar novas metas na sequência do Brasileirão.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições