MENU

A rodada: líder Portuguesa encara lanterna Duque, que vem de vitória

A rodada: líder Portuguesa encara lanterna Duque, que vem de vitória

Atualizado: Sexta-feira, 19 Agosto de 2011 as 11:56

Quatro jogos abrem a 18ª rodada da Série B do Brasileirão nesta sexta-feira. O destaque é o duelo de contrastes entre a Portuguesa, líder da Série B com 36 pontos, e o lanterna Duque de Caxias, que tem apenas oito. O confronto está marcado para as 20h30m (de Brasília), no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda.

A vice-líder Ponte Preta e o terceiro colocado, o Náutico, entram em campo de olho no jogo da Lusa. A Macaca encara o ABC, fora de casa, e o Timbu recebe o Boa Esporte, nos Aflitos. Em outra partida, o Icasa enfrenta o Goiás, no Estádio Romeirão, para tentar se afastar da incômoda 16ª posição, perto da zona de rebaixamento. O adversário está em sexto no torneio.

Duque de Caxias x Portuguesa - Estádio Raulino de Oliveira - 20h30m (de Brasília)

A Portuguesa, que estava invicta havia sete jogos até perder na última rodada para o Vila Nova por 1 a 0, em casa, agora luta para retomar o ritmo. A trajetória na Série B impressiona. São 11 vitórias, três empates e três derrotas, com 70,6% de aproveitamento, número comparável ao do Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho, na Série A, que tem 70,8%. O canal Premiere 4 exibe a partida para todo o Brasil, no sistema pay-per-view.

O atacante Ronaldo, da Lusa, falou sobre a necessidade de sair com um resultado positivo:

- Infelizmente perdemos para o Vila e deixamos a Ponte encostar. Agora precisamos voltar a mostrar um bom futebol contra o Duque de Caxias para conquistar uma boa vitória e mostrar que o último jogo foi apenas um tropeço.

Já o lanterna Duque de Caxias vem de sua primeira vitória na competição, contra o ASA. Apesar de ainda não estar regularizado, o lateral-esquerdo Athirson, de 34 anos, já treina com o grupo. Ele torce para que a equipe saia com a vitória no confronto contra seu ex-clube, a Portuguesa, onde teve duas passagens: uma em 2008/2009, e outra, no ano passado.

- É um jogo normal, contra um time que está muito bem, vive um bom momento no Campeonato Brasileiro. Mas o Paulo Campos (técnico do Duque) está com um trabalho bom, tentando trazer um pouco mais de confiança para o grupo, modificar o time. Tem tudo para melhorar. No último jogo, que era difícil, o time teve um resultado positivo. Torço para o Duque porque estou treinando lá - disse, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

ABC x Ponte Preta - Estádio Frasqueirão - 20h30m (de Brasília)

O ABC recebe a Ponte Preta no Estádio Frasqueirão e quer usar o fator campo para sair com os três pontos do duelo. O time é um dos que não sabem o que é perder em casa na Série B deste ano, além de Náutico e ASA.

A Macaca, por sua vez, vem de um empate com o Boa Esporte, e duas vitórias, contra Americana e Criciúma. A última derrota da equipe foi para a líder Portuguesa, na 14ª rodada. O volante João Paulo Silva, que cumpriu suspensão no último jogo, está à disposição do técnico Gilson Kleina, que perdeu a dupla de zaga titular. Leandro Silva e Ferron levaram o terceiro amarelo e ficam fora do jogo em Natal. Os substitutos devem ser Wescley e Wellington. O SporTV transmite para todo o Brasil, menos para o estado de Minas Gerais.

Náutico x Boa Esporte - Estádio dos Aflitos - 20h30m (de Brasília)

O trunfo do Náutico contra o Boa Esporte é justamente o palco do confronto, o Estádio dos Aflitos. Os atletas e o técnico Waldemar Lemos têm repetido isso constantemente, e os números provam que eles têm razão. Em 17 jogos, o Timbu venceu seis, todos em casa. O time ainda empatou duas vezes nos Aflitos, mas não perdeu perante sua torcida. Além disso, o Náutico não tem desfalques para o jogo, e o time deverá ser o mesmo da última partida.

O atacante Kieza, uma das principais armas do Timbu, falou sobre o duelo:

- É um jogo importante para nós, o último em casa no primeiro turno, então é fundamental buscar o resultado.

O Boa Esporte, que empatou com a Ponte Preta na última rodada, em um jogo repleto de erros de arbitragem, espera surpreender e voltar para Ituiutaba com três pontos, para ficar mais perto do G-4. O confronto será exibido pelo canal Premiere 1.

Icasa x Goiás - Estádio Romeirão - 20h30m (de Brasília)

O Icasa recebe o Goiás, em casa, no Estádio Romeirão. Embalado pela vitória por 5 a 3, fora de casa, contra o Salgueiro, na última rodada, o time tenta se afastar do Z-4. A equipe amarga a 16ª posição, com 21 pontos, e busca a sexta vitória na competição. O Icasa tem seis empates e seis derrotas.

O Goiás tem uma baixa importante, o veterano Iarley, que não viajou para o Ceará com os companheiros, por conta de uma contratura muscular. Recém-contratado junto ao Figueirense, Wellington foi relacionado pelo técnico Márcio Goiano para o confronto, que terá transmissão do canal Premiere 3.        

veja também