MENU

A rodada: Lusa entra em campo podendo abrir cinco pontos de frente

A rodada: Lusa entra em campo podendo abrir cinco pontos de frente

Atualizado: Terça-feira, 26 Julho de 2011 as 10:25

Líder da Série B com 26 pontos, a Portuguesa pode disparar na competição nesta terça-feira, quando recebe o Americana, no Canindé, às 19h30m. Basta vencer o jogo e torcer por um empate entre Paraná e Ponte Preta, terceiro e segundo colocados respectivamente. Os últimos duelam no mesmo dia, mas às 21h50m, no Durival de Britto. Caso aconteça a combinação, a Lusa abre cinco pontos de vantagem em relação a paranaenses e campineiros (29 a 24). Vale destacar que todos os confrontos da 13ª rodada serão realizados na terça.

  Outro clube que pode se beneficiar em caso de igualdade no Paraná é o ABC, que entrou no G-4 nesta rodada. Às 21h, no Frasqueirão, o Alvinegro Potiguar enfrenta o São Caetano. Um triunfo o deixa com 24 pontos.

Portuguesa x Americana

Embalada por três vitórias consecutivas, sendo as últimas duas conquistadas fora de casa (sobre Boa Esporte, em Varginha, e Vitória, na Bahia), a Portuguesa entra em campo com muito favoritismo. Ainda mais depois de o Americana ter sido derrotado no Décio Vitta pelo Goiás, por 2 a 0, num jogo em que teve domínio total na etapa final. A Águia, aliás, vem de dois fracassos. Na 11ª rodada, o algoz da vez foi o Náutico, que fez 3 a 2 no Aflitos. Para fazer a "quadra", a Lusa aposta em Edno, autor do gol que definiu o triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, em Pituaçu. Com oito gols, o vice-artilheiro, inclusive, fez um desabafo após o jogo, dizendo-se injustiçado nos clubes pelos quais atuou na Série A do Brasileiro.  Confira abaixo os melhores momentos do ótimo resultado conquistado pela equipe do técnico Jorginho em Salvador:

O duelo está marcado para as 19h30m e tem transmissão do Premiére 5.

Paraná x Ponte Preta

Depois de uma suada vitória conquistada no Heriberto Hulse, sobre o Criciúma (2 a 1), o Paraná volta a jogar na Vila Campanema nesta terça, às 21h. O principal aliado do Tricolor, segundo o treinador Roberto Fernandes, é o torcedor. Para isso, a diretoria paranista fez uma promoção e os ingressos serão vendidos pela metade do preço até às 16h do dia do duelo. A Macaca tenta se reabilitar após a surpreendente derrota por 3 a 1 para o Bragantino, em casa. O time de Gilson Kleina passa por um momento de instabilidade: nos últimos três jogos, revés contra o Sport na décima rodada, vitória no Dérbi Campineiro e um fracasso diante do Braga. Ricardo Jesus, artilheiro isolado da Série B com 11 gols, segue como a maior esperança da Ponte. Os rivais dividem a segunda colocação, com 23 pontos. O saldo dos pontepretanos, entretanto, é melhor: 10 a 7.

Às 21h, direto do Durival de Britto (Vila Capanema), o Sportv e o PFC Internacional transmitem o duelo entre Paraná e Macaca.

Náutico x Vitória

Outra partida que envolve dois dos mais tradicionais clubes do país é Náutico x Vitória. Alvirrubros e rubro-negros, aliás, ocupam sétima e oitava colocações, respectivamente. O Timbu soma três pontos a mais que o adversário: 20. Apesar da pequena diferença na tabela, o Leão está em crise. Após a derrota por 2 a 0 para a Lusa, em casa, Geninho foi demitido. Ricardo Silva assumiu interinamente o comando técnico. Em relação ao time, o lateral Fernandinho, suspenso, está fora. Chiquinho, que ainda não estreou, e Ernani são os candidatos a vaga. Os pernambucanos vêm bem e não perdem há cinco jogos, mas não terão o técnico Waldemar Lemos, suspenso, na beira do campo . Na rodada passada, porém, o fracasso diante do Vila Nova só não veio graças ao goleiro Gideão, dono de uma atuação estupenda.

Timbu e Leão duelam com transmissão do Premiére 1, às 21h50m.

ABC x São Caetano

Novo integrante do G-4 depois de empatar com o Boa na rodada passada, o ABC tem no ótimo retrospecto em casa um de seus trunfos para se manter entre os melhores contra o Azulão. O Alvinegro Potiguar não perde no Frasqueirão desde o dia 1º de fevereiro, quando foi superado pelo Santa Cruz- RN (1 a 0). Desde então, foram 16 jogos como mandante, 13 vitórias e três empates. O São Caetano, por sua vez, não vai bem como visitante: em seis jogos na Série B 2011, apenas uma vitória, além de três derrotas e um empate.

A partida no Frasqueirão tem transmissão do Premiére 5,  às 21h50m.

Guarani x Duque de Caxias

Se Lusa e Ponte estão bem na Série B, situação bem diferente vive outro clube tradicionalissímo de São Paulo, o Guarani. O campeão brasileiro de 1978, vem de cinco derrotas consecutivas na competição. Com apenas dois triunfos, o Bugre, penúltimo colocado, tem mais uma chance de se recuperar. E o adversário, pelo menos, é o único que está abaixo dele na tabela: o Duque de Caxias, ainda sem vitórias na Série B 2011, com quatro pontos somados. Vale destacar que o time de Giba, porém, entra desfalcado do zagueiro Gabriel e do lateral-direito Dadá, ambos expulsos na derrota para o ASA (3 a 2), sofrida na 11ª rodada.

Campineiros e fluminenses duelam às 19h30m, com transmissão do Premiére 1.

Goiás x Sport

Antes afundado numa enorme crise, o Esmeraldino encontra-se em ascensão impressionante. Embalado por uma goleada sobre o Vitória (4 a 1) e um triunfo fora de casa, contra o Americana (2 a 0), o time de Márcio Goiano recebe o Sport no Serra Dourada. O jovem Felipe Amorim, de 20 anos, e o experiente Iarley, de 37, podem formar o ataque do Verdão. Já o Leão, que se reabilitou na rodada passada com um 3 a 0 sobre o Salgueiro, aposta em Marcelinho Paraíba, autor de um gol e uma assistência na última sexta-feira. Os pernambucanos, em contrapartida, não contarão com o goleiro Rodrigo Calaça (seus direitos econômicos pertencem ao adversário), o volante Hamilton, suspenso, e o lateral-direito Moacir, suspenso.

O Sportv e o PFC Internacional exibem o confronto, às 19h30m, direto do Serra Dourada.

Bragantino x Boa Esporte

A exemplo do Goiás, com quem divide a 11ª colocação, somando 15 pontos, o Bragantino também vem numa crescente e venceu seus dois últimos jogos: 3 a 2 sobre o Sport, em casa, e 3 a 1 diante da Ponte, jogando no Moisés Lucarelli. O time de Varginha, por sua vez, vive um jejum de cinco jogos sem triunfos (três derrotas e dois empates). O último resultado positivo foi conquistado no dia 24 de junho, com os 2 a 0 sobre o Grêmio Barueri, no Melão. O Boa é o primeiro time acima da zona da degola, com 13 pontos, mesmo número do Icasa. O saldo de gols, porém, dá a vantagem à equipe de Minas Gerais (-2 contra -4).

Às 19h30, o Premiére 3 transmite as emoções de Bragantino x Boa

Barueri x Vila Nova

Em pé de igualdade, Barueri e Vila se enfrentam também às 19h30, na Arena Barueri. As equipes fazem campanhas idênticas nas últimas três rodadas: venceram na décima, perderam na 11ª e empataram na 12ª. Além disso, apenas um detalhe separa os times. Na 12ª colocação, os donos da casam somam 15 pontos, um a mais que os goianos, atualmente no 14º lugar.

O Premiére 4 transmite a partida às 19h30m.

Salgueiro x ASA Com um campanha interessante - nono colocado, com 17 pontos -, o time de Arapiraca-AL tem mais uma oportunidade de "colocar suas asinhas de fora" como visitante. Invicto jogando em seus domínios (cinco vitórias e um empate), o ASA precisa, enfim, decolar jogando fora, pois o retrospecto longe de Alagoas é inversamente proporcional: em seis partidas, são cinco derrotas e uma igualdade. O Salgueiro, por sua vez, necessita de uma recuperação após ser goleado por 3 a 0 pelo Sport, na rodada passada. Os pernambucanos ocupam a 18ª colocação, com 12 pontos. Uma vitória, porém, tira a equipe da zona de rebaixamento, já que há dois confrontos diretos de adversários na luta contra a degola: Barueri x Vila Nova e Bragantino x Boa.

O confronto, que será realizado no Ademir Cunha, às 21h50m, tem transmissão do Premiére 3.

Icasa x Criciúma

Primeiro integrante da zona de rebaixamento, no 17º lugar, com 13 pontos, o Icasa, a exemplo do Salgueiro, também entra em campo beneficado pelos confrontos diretos dos adversários. Com um simples triunfo sobre o Criciúma, o Verdão do Cariri respira fora do Z-4. O Tigrão, por sua vez, precisa dar a volta por cima depois de uma decepcionante derrota em casa para o Paraná, que acabou lhe deixando afastado dos líderes. A equipe catarinense está na décima colocação, com 17 pontos.

O jogo, marcado para o Romeirão, às 21h50m, passa no Premiére 4.              

veja também