Acidente de Massa antecipou chegada de Alonso, revela presidente da Ferrari

Acidente de Massa antecipou chegada de Alonso, revela presidente da Ferrari

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O presidente da Ferrari, o italiano Luca di Montezemolo, afirmou que o espanhol Fernando Alonso teve sua chegada à equipe antecipada por causa do acidente de Felipe Massa em julho, que fez a escuderia buscar outro piloto para comandar o desenvolvimento do novo carro.

Sem saber como Massa evoluiria fisicamente, a Ferrari decidiu em setembro antecipar em um ano o fim do contrato de Kimi Raikkonen para não confiar a liderança do time ao finlandês, muito rápido na pista, porém sem a mesma eficiência no contato com engenheiros e mecânicos.

Assim, a equipe foi buscar Alonso e anunciou a assinatura de um contrato por três temporadas com ele, conforme explicou Luca di Montezemolo ao jornal La Gazzetta dello Sport.

''Apesar do regulamento nebuloso, nosso carro em 2009 não estava no nível de competitividade de que precisávamos. Eu tinha medo de que Massa não se recuperasse. Após o acidente nos focamos no carro de 2010, e Kimi tinha problemas trabalhando com o time''.

O dirigente italiano ressaltou que a Ferrari levou em consideração o episódio da farsa da Renault no Grande Prêmio de Cingapura de 2008, quando Nelsinho Piquet bateu de propósito para ajudar a vitória de Alonso. Montezemolo, no entanto, disse acreditar na inocência do espanhol.

''Três anos atrás disse a Stefano Domenicali [chefe de equipe da Ferrari] que precisávamos colocá-lo aqui. Ele deveria correr conosco em 2011, mas após a batida de Massa decidimos antecipar isso, depois também de entender que ele não estava envolvido no escândalo de Cingapura''.

Montezemolo também negou que a parceria com o banco espanhol Santander tenha obrigado a Ferrari a contratar Alonso, como Raikkonen chegou a declarar.

No geral, o dirigente analisou como ''positivo'' os três anos de trabalho com o finlandês, mas falou sobre a necessidade de trazer ''alguém capaz de comunicar-se com a escuderia para dar um passo à frente''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições