Adilson explica 'falso volante' aprovado por Lúcio no Grêmio

Adilson explica 'falso volante' aprovado por Lúcio no Grêmio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:51

Com Renato Gaúcho, o Grêmio tem pelo um sistema tático e uma variação recorrentes. O plano A é o 4-4-2 com meio-campo em losango, utilizando dois volantes; e o plano B é a transformação do setor em quadrado, com dois meias e Lúcio auxiliando Fábio Rochemback.

Na teoria, o losango é um sistema com apenas um volante. Mas Adilson, na direita da segunda linha, é um jogador com atribuições mais defensivas, permitindo a Lúcio apoiar com intensidade na faixa esquerda. Segundo o próprio, Adilson é um 'falso volante' no plano A.

- Eu dou um pouco de segurança ali, o pessoal sai mais porque sabe que estou ali. É o que se espera de mim. A gente consegue fazer como um falso volante neste losango, com o Rochemback de primeiro. O Lúcio apoia bastante enquanto eu fico mais, e disfarço um pouco este volante. Mas também posso ser fixo ao lado dele (Rochemback, no quadrado). Adiantar ou não vai de acordo com a característica do jogo.

Na hipótese prioritária, Douglas é o articulador. Na variação, Carlos Alberto também entra na linha ofensiva. Lúcio sente-se mais à vontade para avançar quando reconhece dois volantes típicos por perto, seja no losango ou no quadrado:

- Com dois volantes de marcação facilita pela maior tranquilidade pra gente ali no meio. Mas o Renato não nos passou nada (para o próximo jogo). O mais importante é ter um plano de jogo, como nós temos, e as variações. Fazia tempo que o Grêmio não tinha essa variação dentro do campo sem ter de trocar colocando algum jogador que está fora.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições