Algoz de Bellucci dá trabalho, mas Nadal vira jogo e triunfa em Roma

Algoz de Bellucci dá trabalho, mas Nadal vira jogo e triunfa em Roma

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

Não foi o melhor momento de Rafael Nadal, mas o número 1 do mundo escapou da zebra nesta quarta-feira, no Masters 1.000 de Roma. Depois de um primeiro set recheado de erros, o espanhol encontrou seu ritmo aos poucos e saiu de quadra com uma suada vitória por 6/7(5), 6/4 e 6/0 diante do qualifier italiano Paolo Lorenzi - o mesmo que eliminou Thomaz Bellucci.

Rafael Nadal fez um primeiro set muito ruim, mas se recuperou a tempo (Foto: agência EFE)

  Se tivesse perdido, Nadal correria sério risco de perder a liderança do ranking mundial. Com o espanhol eliminado na estreia, Novak Djokovic chegaria ao topo do tênis se conquistasse o título em Roma. O sérvio ainda pode sair de Roma como novo número 1, mas precisa levantar o troféu e contar com a eliminação de Nadal antes das semifinais.

Pentacampeão em Roma (2005, 2006, 2007, 2009 e 2010), Nadal enfrentará nas oitavas de final do torneio o o compatriota Feliciano López, que derrotou o alemão Philipp Kohlschreiber.

Nadal entrou em quadra inconsistente, errando mais do que de costume e encontrando problemas para se impor diante do número 148 do mundo. Mesmo assim, o líder do ranking quebrou o saque de Lorenzi no sexto game e abriu 4/2. A vantagem, entretanto, durou pouco. O espanhol cometeu três erros não forçados e cedeu a igualdade no game seguinte.

A quebra a favor do italiano acordou de vez a torcida romana, que lotou a quadra principal do Foro Italico. Animado, Lorenzi manteve o jogo parelho e, contando com falhas do favorito, mandou a parcial para o tie-break. Nadal sacou em 5/3 no game de desempate, mas mandou uma bola para fora e deixou que Lorenzi empatasse de novo.

Paolo Lorenzi chega ao terceiro set sem a mesma intensidade da parcial anterior (Foto: Getty Images)

  O italiano chegou ao set point, e o número 1 falhou de novo. Depois de controlar o ponto e subir à rede, Nadal mandou um smash para fora e perdeu o set. Foi o 21º primeiro erro não forçado do espanhol, contra 15 de Lorenzi.

O cabeça de chave número 1 tratou de esfriar os ânimos da torcida e saiu com uma quebra no segundo set. Lorenzi não desanimou e, em um game ruim do espanhol, recuperou a igualdade, fazendo 3/3. No momento mais importante do jogo, contudo, o número 1 prevaleceu.

O italiano sacava em 4/4 e 30/0, mas tentou uma curtinha de voleio com a quadra aberta e mandou a bola na rede. Nadal reagiu e conseguiu a quebra. No décimo game, com o espanhol sacando para a parcial, Lorenzi ainda teve um break point, mas Nadal se salvou com uma esquerda vencedora.

Ironicamente, a segunda parcial terminou da mesma que a primeira. Desta vez, o líder do ranking cravou um smash e forçou o terceiro set.

Foi o fim para Lorenzi, que já não conseguia manter a consistência do set inicial e via um adversário falhando cada vez menos. O italiano quase saiu do zero no quinto game, quando Nadal já tinha duas quebras de vantagem, mas não aproveitou a rara chance. O espanhol conquistou a terceira quebra seguida e, pouco depois, encheu o pneu (6/0) para fechar o jogo.

Confira os resultados desta quarta-feira:

[1] R. Nadal (ESP) 2 x 1 [Q] P. Lorenzi (ITA) - 6/7(5), 6/4 e 6/0

[2] N. Djokovic (SER) 2 x 0 [Q] L. Kubot (POL) - 6/0 e 6/3

F. Mayer (ALE) venceu [8] J. Melzer (AUT) 6/4 e abandono

[9] N. Almagro (ESP) 2 x 0 S. Querrey (EUA) 6/3 e 7/6(4)

[11] M. Fish (EUA) 2 x 1 I. Ljubicic (CRO) 7/6(2), 5/7 e 6/2

[14] S. Wawrinka (SUI) 2 x 1 [WC] F. Volandri (ITA) - 6/1, 3/6 e 6/2

F. Lopez (ESP) 2 x 1 P. Kohlschreiber (ALE) - 6/4, 3/6 e 6/3

J. Chela (ARG) 2 x 0 G. Simon (FRA) - 6/4 e 6/2          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições