América-MG busca o empate com o Grêmio na Arena do Jacaré

América-MG busca o empate com o Grêmio na Arena do Jacaré

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

Não foi desta vez que o Grêmio alcançou a meta estabelecida pela diretoria para assegurar a permanência na primeira divisão. A equipe gaúcha vencia de virada, fora de casa e com um jogador a mais desde o primeiro tempo, mas volta de Sete Lagoas frustrada pelo desfecho da partida. Neste sábado, América-MG e Grêmio ficaram no empate por 2 a 2, na Arena do Jacaré. Thiago Carleto marcou de falta, André Lima - duas vezes - colocou o Tricolor à frente, mas o zagueiro Anderson igualou no final. Marcos Rocha foi expulso.

Com o empate, o Grêmio soma 43 pontos, provisoriamente na 9ª colocação. A vitória levaria o time gaúcho aos 45 considerados suficientes para fugir do rebaixamento. O América-MG permanece na lanterna: é o 20º do Campeonato Brasileiro, com 25.

Pela 32ª rodada, os gaúchos recebem o Flamengo no Estádio Olímpico às 16h de domingo, 30 de outubro. No mesmo dia, às 18h, os mineiros visitam o Coritiba no Couto Pereira.

Quase

Embora fora de casa, o Grêmio não se constrangeu na Arena do Jacaré. Pelo contrário. Aproveitando-se da baixa presença de público, foi o time gaúcho que se propôs ao controle do primeiro tempo.

Com alta posse de bola - o índice ultrapassou 65% - e muitos passes trocados, entretanto, o Grêmio não conseguiu ultrapassar com intensidade o sistema defensivo do América-MG. E teve a falta de velocidade punida com o gol de Thiago Carleto, em forte cobrança de falta. A bola caiu antes de chegar a Victor, bateu no gramado molhado pela chuva insistente e surpreendeu o goleiro gremista, aos 11 minutos.

Coube ao Grêmio manter a estratégia inicial, posicionado no campo adversário, mas adicionando agressividade ao ataque. Escudero já havia perdido um gol (quase) imperdível, quando perseverava o 0 a 0 inicial, mas André Lima empatou concluindo com certa coragem uma bola dividida entre ele, o goleiro Neneca e um zagueiro - aos 34, dois minutos depois da expulsão de Marcos Rocha, pelo segundo cartão amarelo.

Porém, o próprio André Lima desperdiçou outra oportunidade clara. Aquele mesmo piso enlameado que enganara Victor desta vez desarmou o centroavante, prendendo a bola e fazendo o jogador do Grêmio perder o tempo ideal para o chute. O Grêmio encerrava a etapa quase vitorioso - e com boa perspectiva - mas também quase novamente surpreendido: Anderson cabeceou no travessão após cobrança de escanteio.

Quase, de novo

Temendo perder Fernando, amarelado no primeiro tempo, Celso Roth trocou-o pelo zagueiro Edcarlos no intervalo, passando Gilberto Silva ao meio-campo. O treinador do Grêmio fez boa análise da equipe até então, ligando a posse de bola restrita ao espaço entre as intermediárias e o número reduzido de finalizações - foram 7, apenas três claras. Ele pediu mais velocidade aos jogadores:

- Ter o controle do jogo não significa ter a posse de bola para o lado. Ter o controle do jogo significa ter a posse na direção do gol.

E o Grêmio encontrou o caminho idealizado por Roth. Aos 6, a bola cruzada desta vez driblou o barro. Caiu na grama. Sem a interferência do piso, André Lima conseguiu dominar, fez o segundo dele no jogo - o sétimo na competição - e virou para 2 a 1.

Confirmava-se a boa perspectiva para os gremistas. No segundo tempo, a posse de bola voltou a beirar os 65%, e a equipe tratou de fazer o tempo passar trocando passes, aproveitando a vantagem do jogador a mais. Givanildo Oliveira recorreu ao veterano centroavante Fábio Júnior e condicionou o time à pressão aérea. Deu certo: aos 41, de cabeça, Anderson fez o 2 a 2. Ficou no quase para o Grêmio.             Vídeo: Youtube

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições