América-MG mostra que está vivo e goleia o Ceará por 4 a 1

América-MG mostra que está vivo e goleia o Ceará por 4 a 1

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Num dia raríssimo na história do futebol mineiro, as torcidas de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro torceram unidas, por uma vitória do Coelho sobre o Ceará. Mas, se por um lado, a mentalização pelo triunfo americano era grande, na prática a torcida foi bem pequena. Apenas 939 pagantes viram o anfitrião golear o Ceará por 4 a 1, gols do veterano Fábio Júnior, cobrando pênalti, Rodriguinho, Gílson e Léo, contra um de Felipe Azevedo.

O resultado dá novo alento ao time mineiro em sua complicada missão de se livrar da Série B do ano que vem. O América-MG ainda é o lanterna, com 24 pontos, mas agora está a seis pontos do Cruzeiro, primeiro time fora do Z-4 e um jogo a menos. Já o Ceará fica com a situação complicada. Com 32 pontos, pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro, que enfrenta o Bahia na noite desta quarta-feira, e ficar coladinho na zona da degola.   Fábio Júnior comemora seu gol sobre o Ceará (Foto: Agência Estado)       O jogo foi marcado por muita transpiração e pouca inspiração. Os times lutaram bastante, mas, limitados tecnicamente, não conseguiam jogadas mais trabalhadas. Melhor para o América-MG, que, com um futebol eficiente e disciplinado taticamente, conseguiu uma vitória tranquila.

Na próxima rodada, o América-MG vai ao Orlando Scarpelli, em Florianópolis, enfrentar o Figueirense, sábado, às 18h (de Brasília). No mesmo horário, o Ceará recebe o Flamengo, no Presidente Vargas, em Fortaleza.

Criançada e o tio Fábio

No Dia das Crianças, nada mais justo do que dois jovens jogadores roubarem a cena e serem os destaques. O jovem Caleb, de apenas 18 anos, começou como titular e não tremeu com a responsabilidade, sendo o principal pensador das jogadas ofensivas do América-MG. No Ceará, o homem mais perigoso era Osvaldo. Com 24 anos, o atacante do Vovô não é tão jovem como Caleb, mas a cara de menino e a alta velocidade nas jogadas pela direita deixaram a defesa mineira desnorteada, principalmente o zagueiro Everton Luiz.

O jogo começou quente. Antes dos três minutos, América-MG e Ceará já tinham perdido duas boas chances de gol, respectivamente, com Gílson e Thiago Matias, este após saída de gol bisonha do goleiro Neneca.

O Ceará era um pouco mais organizado em campo, com Leandro Chaves, Rudnei e Roger dando boas opções para Osvaldo servi-los. O América-MG, porém, era mais efetivo, buscando o ataque, com a dupla Kempes e Fábio Júnior atuando com muita disposição.

Se o jogo era marcado por boas atuações dos jovens, coube a um veterano abrir o placar. O tio Fábio Júnior, cobrando pênalti sofrido por Gílson, deixou o Coelho na frente do Vovô.

O jogo continuou duro e muito disputado, após o gol de Fábio Júnior. Em quatro minutos, o árbitro Péricles Bassols Cortez deu três cartões amarelos a jogadores do América-MG, por faltas duras. O Ceará tentava alternativas para atacar, mas parou nas boas atuações de Micão e Anderson, muito seguros no miolo de zaga americano. A melhor chance do Vovô no primeiro tempo foi desperdiçada por Roger, que, da entrada da área, bateu por cima do gol de Neneca.

O forte calor arrefeceu um pouco os ânimos dos jogadores e o primeiro tempo terminou com a vitória do América-MG.

Belos gols e tranquilidade

O Ceará deu mostras, logo de cara, de que iria para cima do América-MG no segundo tempo. Desde o minuto inicial pressionou o Coelho. A entrada de Felipe Azevedo no lugar de Rudnei deixou o Vovô bastante ofensivo.

Por outro lado, o América-MG passou a ter o contra-ataque a seu favor, já que os espaços deixados pelo time cearense eram muitos. O Coelho só não ampliou o placar antes dos 15 minutos porque Kempes se afobou em alguns lances, ou se posicionando em impedimento ou errando passes importantes.

A pressão do Ceará foi diminuindo, e Rodriguinho, que entrara no lugar de Caleb, no intervalo, foi, aos poucos, tomando conta do jogo. Após perder uma boa chance, num chute à queima-roupa, defendido por Fernando Henrique, o meia marcou o segundo gol do América-MG, numa bela tentativa de fora da área.

O Ceará partiu para cima no desespero e abriu sua defesa para os contra-ataques americanos. Numa jogada puxada por Marcos Rocha, Rodriguinho serviu o lateral Gílson, que bateu cruzado, sem chances para Fernando Henrique, para fazer o terceiro gol americano.

Felipe Azevedo ainda teve tempo para fazer o gol de honra do Ceará. O meia aproveitou uma jogada do setor direito do ataque cearense e bateu forte, da entrada da área, no ângulo esquerdo superior do goleiro Neneca. Já nos descontos, Léo ampliou a vantagem no placar, fechando a vitória em 4 a 1 e dedicando a vitória ao filho. Com o resultado, o time mineiro comemorou uma vitória importante, que o deixa vivo, mas ainda em situação delicada, na reta final do Campeonato Brasileiro.                 Vídeo: Youtube   

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições