Após fim da 'era Mano', Tite procura nova cara sem passar por jejum

Após fim da 'era Mano', Tite procura nova cara sem passar por jejum

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

Tite tem uma missão complicada nas mãos. Pressionado pela eliminação na Libertadores, o treinador precisa de títulos para acalmar a torcida, mas convive com a responsabilidade de formar uma nova equipe vencedora. Qual será a cara do novo Timão sem Ronaldo e Roberto Carlos? Em um ano que já começou tumultuado com a derrota para o Tolima, o Alvinegro tenta evitar problemas durante o período de reconstrução.

A “era Mano Menezes” definitivamente acabou em 2011. Da equipe que conquistou a Copa do Brasil em 2009, momento de melhor futebol sob o comando do atual treinador da Seleção Brasileira, restaram apenas quatro titulares: Alessandro, Chicão, Dentinho e Jorge Henrique. O clube ainda tem também o zagueiro Diego, o meia Morais e o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, que retornaram de empréstimo no início do ano.

Todos os setores sofreram mudanças ao longo dos meses: O lateral-esquerdo André Santos e volante Cristian foram negociados com o Fenerbahce-TUR. Já o goleiro Felipe entrou em atrito com a diretoria e foi para o Sporting Braga-POR, enquanto Elias acertou com o Atlético de Madri-ESP. O meia Douglas se aventurou no mundo árabe e o atacante Herrera acabou devolvido ao Gimnasia-ARG.

Ao contrário de Mano, Tite não terá tempo. Em 2008, o treinador pôde ajustar o time da maneira como quis. A ótima campanha na Segundona permitiu testes e mudanças para que, no ano seguinte, o Timão começasse embalado. Deu certo. Logo no primeiro semestre, dois títulos. Agora, nada de paciência. A reformulação está sendo feita com o Paulistão em andamento. Pior: com pressão para ganhar.

- A realidade é um momento de transição da equipe. Ela está procurando se ajustar. Temos apenas três jogadores do time campeão da Copa do Brasil e da base campeã da Série B – disse o comandante.         Tite tenta também encontrar um esquema tático ideal. Assim que chegou ao clube, em outubro do ano passado, procurou adotar a formação com três atacantes, vitoriosa nas mãos de Mano. O Timão melhorou, mas não o suficiente e voltou a cair de rendimento em 2011. Agora, são três jogadores em uma linha mais recuada do ataque, deixando apenas Liedson centralizado.

O treinador aposta nos substitutos dos galácticos. Fábio Santos foi contratado como reserva imediato de Roberto Carlos, mas é Marcelo Oliveira quem ganhou a vaga. No ataque, Liedson chegou com status de “salvador da pátria”, principalmente pelo que fez no clube em 2003 e pelo sucesso que obteve em Portugal ao longo de sete temporadas e meia.

- O Marcelo tem muita qualidade no lance pessoal, no apoio, ultrapassagem. É desafogo pelo lado esquerdo. Ele vai aprimorar a marcação na linha de quatro e tem bom porte físico. O Liedson é um jogador identificado, compete sem gol, com uma capacidade de finalização pelo alto e pelo chão que é impressionado – elogiou.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições