Após goleada, Marta & cia. viram alvo de tietagem do Haiti

Após goleada, Marta & cia. viram alvo de tietagem do Haiti

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

Vítimas do terremoto que abalou Porto Príncipe, em janeiro, as jogadoras da seleção do Haiti viveram mais um dia de descobertas no último domingo, na Granja Comary, em Teresópolis. Desta vez, o encontro não foi com atletas de outros clubes da Cidade Maravilhosa, mas sim da Seleção Brasileira. As haitianas tiveram a oportunidade de encarar Marta, eleita a melhor do mundo da Fifa em quatro oportunidades, e Cristiane, artilheira da equipe na goleada por 7 a 0 no amistoso realizado na região serrana do Rio. O que se viu no CT da CBF foi um misto de euforia e deslumbramento por estarem próximas de algumas das melhores jogadores do planeta.

Marta deixou o gramado logo após o término do primeiro tempo e não teve mais sossego. Foram fotos, autógrafos, abraços, gravatas e sorrisos de adversárias que pouco se importavam com o resultado da partida, mas sim em estar perto da jogadora, de apenas 24 anos. Até no momento do alongamento, as haitianas se atiraram ao chão para conseguir registrar um momento ao lado da brasileira, que sempre bem humorada e sorridente brincava com a situação.

O amistoso entre as seleções foi mais um da etapa de preparação de Brasil e Haiti visando os seus próximos objetivos. Enquanto o time canarinho vai buscar o título Sul-Americano, no Equador, em novembro, as haitianas sonham com a conquista de uma vaga na Copa do Mundo da categoria, em 2011. As eliminatórias vão ser disputadas entre oito seleções também no próximo mês. O objetivo é superar Estados Unidos, México e Canadá, principais equipes do continente no futebol feminino.

- Existe uma diferença entre as seleções, mas procuramos amenizar isso tratando elas de uma forma normal. É até importante para elas sentirem o nosso carinho. Costumamos ouvir apenas notíciais ruins, de desgraças, do Haiti, mas até me surpreendi por ser um um país que pratica o futebol feminino. O Haiti tem atletas com potencial e que podem chegar perto do Brasil. Espero que elas tenham aprendido conosco como nós aprendemos com elas - afirmou Marta.

A presença das seleções masculina e feminina do Haiti no país faz parte de um projeto do Ministério da Defesa em parceria com o Viva Rio. O objetivo da estadia das equipes é ganhar experiência com os brasileiros para alçar voos mais altos no futuro. Em um primeiro momento, as meninas têm a chance de chegar ao Mundial da categoria. Já os homens sonham com a Copa do Mundo de 2014, que vai ser disputada no Brasil.

Desde 2007, o trabalho tem sido desenvolvido no Haiti para profissionalizar ainda mais o esporte. Até comissões técnicas brasileiras foram contratadas para ajudar no desenvolvimento. No time feminino, Augusto Moura de Oliveira está no comando. Já no masculino, Edson Tavares foi o escolhido para tocar o projeto.

- Com o terremoto, o caos social ficou latente. Sentimos a necessidade de recuperar a alegria do povo, e o esporte seria uma maneira de começar esse resgate. Os haitianos são apaixonados pelo futebol, diferentemente do que ocorre em outros locais do continente, onde o beisebol e o basquete são mais forte. No país até existem jogadores de futebol, mas não temos atletas. Com isso, o Viva Rio buscou investimentos para a construção de um CT, que estará em total funcionamento a partir de março ou abril de 2011 - afirmou Nilton Leão, coordenador do projeto elaborado pelo Viva Rio.

O centro de treinamento já foi construído no Haiti graças a investimentos de empresas americanas. O local fica a 40 km de Porto Príncipe e não foi afetado pelo terremoto que abalou o país no início do ano. Para se ter uma ideia do caos que se instaurou no futebol do país, na tragédia, o prédio da federação local foi atingido e 17 dirigentes morreram. Apenas o presidente Yves Jean Bart sobreviveu e ficou responsável por reestruturar o esporte local.

Para Cristiane, artilheira do amistoso realizado no último domingo com três gols, as equipes atingiram um objetivo com a partida.

- É importante ver meninas que se inspiram em nosso futebol e que querem chegar onde chegamos. Ficamos felizes de passar um incentivo para o pessoal. Para nós é uma alegria grande participar de uma partida como essa. Para elas é importante enfrentar uma seleção como nossa para ganhar mais experiência para usar lá na frente - afirmou a atacante.

Fã do futebol brasileiro, a zagueira Frantzcid François falou do significado de enfrentar Marta, Cristiane e companhia.

- Estou orgulhosa. Nunca sonhei em jogar um dia ou chegar perto da Marta. Isso se tornou realidade - afirmou François, encerrando a entrevista com um obrigado em português.

Por: Márcio Iannacca

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições