Após morte de bisneta, Mandela não irá ao jogo inaugural da Copa

Após morte de bisneta, Mandela não irá ao jogo inaugural da Copa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela avisou que não estará presente na partida inaugural da Copa do Mundo, entre África do Sul e México, marcada para as 11h (16h pelo horário sul-africano) desta sexta-feira, no estádio Soccer City, em Joanesburgo. O motivo foi a morte trágica da bisneta Zenani Mandela Junior , que faleceu durante a madrugada após um acidente de carro na saída da cerimônia de abertura do Mundial. A informação foi divulgada pela Fundação Nelson Mandela, porta-voz oficial da família.

&&O senhor Nelson Mandela soube nesta manhã da morte trágica da sua bisneta Zenani Mandela (de 13 anos). Seria inapropriado para ele participar da celebração de abertura da Copa do Mundo da Fifa. Temos certeza de que os sul-africanos e o povo do mundo inteiro estarão em solidariedade com o senhor Nelson Mandela e sua família pelas consequências desta tragédia. Continuamos acreditando que a Copa do Mundo é um momento histórico para a África do Sul e para o continente e estamos certos de que será um enorme sucesso. Madiba estará hoje com vocês em espírito&&, diz o comunicado da fundação.

Zenani tinha completado 13 anos na última quarta-feira. Depois do show de quinta, realizado no Orlando Stadium, em Soweto, para celebrar o início da Copa, e com a presença de astros da música internacional, o carro em que a menina estava se envolveu em um acidente quando a família retornava para casa. A bisneta do ex-presidente morreu às 19h35m (quando já era 0h35m na África do Sul). A polícia da província de Gauteng disse, através do coronel Noxolo Kweza, que o motorista que causou a batida foi detido e responderá processo por homicídio culposo por suspeita de embriaguez.

Nelson Mandela, na verdade, nunca confirmou que estaria no jogo que marca o pontapé inicial do torneio. Seu neto, Mandla Mandela, chegou a dizer que o avô iria, a família até pediu ingressos para a partida, mas a fundação, que responde pela agenda do ex-presidente, não garantia. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também aguardava a presença do grande líder do continente no estádio. Perto de completar 92 anos - no próximo dia 18 de julho -, Madiba, apelido carinhoso que ganhou, raramente faz aparições públicas. Em dezembro de 2009, no sorteio do Mundial na Cidade do Cabo, ele apenas participou de um vídeo gravado para a cerimônia. Na última quinta, na festa de abertura em Soweto, ele também não foi. Apareceu nos telões e foi ovacionado pelos seus, digamos, discípulos.

Mandela tem nove bisnetos. Zenani era a filha mais velha de Zoleka Seakamela. De acordo com a Fundação Nelson Mandela, a garota foi a única vítima do acidente. A tragédia aconteceu na estrada M1, que atravessa Joanesburgo de norte a sul. O carro saiu da pista e capotou várias vezes. Chegou a ser divulgado que a ex-esposa de Madiba, Winnie, estaria no veículo, mas a informação foi desmentida em seguida.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições