Após superar cirurgia, Felipe se torna decisivo na reta final

Após superar cirurgia, Felipe se torna decisivo na reta final

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

O ano de 2011 não começou bem para o Vasco, muito menos para o seu Maestro. Após ter recusado uma proposta do Qatar no fim de 2010 e continuado na Colina, Felipe quase se arrependeu. Perseguido pela torcida e culpado pelo mau momento do time na Taça Guanabara, ele foi afastado do elenco sem explicações concretas. Hoje, meses depois, a história é bem diferente. Aos 34 anos, o jogador mais vezes campeão na história do Vasco (sete) tem mais duas chances de aumentar sua participação na galeria de troféus do clube. E ele tem contribuído bastante para isso.

Destaque do time no empate por 1 a 1 com o Universidad de Chile, pela semifinal da Copa Sul-Americana, Felipe vem crescendo de produção na reta final do Campeonato Brasileiro. Desde a 31ª rodada, sua média no Troféu Armando Nogueira foi 7,10 - o que o deixa atrás apenas de Dedé (7,16), que vive a melhor fase na carreira. A evolução do camisa 6 no nacional é notada com a comparação da média recente com a média em toda a competição: 6,28.

O afastamento no início do ano não foi o único problema enfrentado por Felipe nesta temporada. Em agosto, o meia passou por uma artroscopia para retirar parte do menisco que o incomodava desde o ano passado. Ficou pouco mais de 30 dias se recuperando e esteve ausente de 11 partidas. Voltou a campo contra o Inter, no dia 9 de outubro, cerca de um mês após sua recuperação. Três rodadas depois, na 31ª (no dia 23 de outubro), ele voltou a ser o Maestro e marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, em Salvador.

Felipe tem sido decisivo nos últimos jogos do Vasco (Foto: Maurício Val / Fotocom.net) Na opinião do preparador físico do Vasco, Rodrigo Poletto, o segredo da boa fase de Felipe, especialmente nesta reta final, está na dedicação aos treinos e na confiança que o meia tem no trabalho de todos os profissionais do clube.

- Felipe é um atleta que se cuida bastante, gosta muito de fazer trabalhos na areia, e isso dá uma melhora na potência, que é importante. Faço com ele trabalhos mais específicos, como os de força, de potência. Isso dá um resultado mais rápido e específico. Além disso, essa confiança entre atleta, técnico e preparador facilita muito o trabalho. Quando o atleta confia no trabalho da gente, troca informação, a coisa funciona. Não adianta impor o trabalho, a gente coloca o que é melhor para ele. Ele entende, faz o trabalho, e os resultados aparecem. Ele se dedica bastante, e aí a coisa funciona. Isso é fundamental - explicou Poletto, destacando que o trabalho de reforço muscular feito pelo jogador após a cirurgia no joelho foi fundamental para a rápida recuperação. Desde o jogo contra o Bahia, o meia, dono de técnica e visão de jogo privilegiadas, vem colecionando belas atuações, como a da vitória sobre o Avaí, que teve direito a golaço. Em algumas ocasiões, mesmo sem o fôlego de antigamente, aceitou atuar na lateral esquerda, sua posição de origem, para atender a um pedido de Cristóvão Borges.

- Tivemos um início de ano ruim. Depois chegaram o Ricardo Gomes, com sua comissão, o Cristóvão, ganhamos a Copa do Brasil e estamos brigando pelo título brasileiro. É um ano muito positivo - analisou Felipe, que em abril completou 300 jogos com a camisa cruz-maltina.

Neste fim de ano, Felipe vai atrás de seu terceiro título do Brasileiro - foi campeão em 1997 e 2000 - e do terceiro continental, após participar das conquistas da Libertadores (1998) e da Copa Mercosul (2000). Divide os méritos pelo sucesso do Vasco com os companheiros e espera fechar o movimentado ano de 2011 em grande estilo.

- O Vasco tem um segredo: o craque do time é o elenco. Acreditamos até o fim - afirmou o jogador, que pelo Vasco também ganhou um Carioca (1998) e um Torneio Rio São Paulo (1999), além da Copa do Brasil deste ano.

Ainda sem a confirmação da presença de Felipe, que deixou o jogo contra La U com dores na coxa esquerda, o Vasco enfrenta o Fluminense, domingo, às 17h (de Brasília), no Engenhão, pela penúltima rodada do Brasileirão.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições