Após testar quase 60 nomes, Mano inicia nova fase na Seleção contra Bósnia

Mano inicia nova fase na Seleção contra Bósnia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

O primeiro amistoso da Seleção Brasileira de futebol no ano olímpico marcará também uma nova etapa na preparação para a Copa do Mundo de 2014. Após reunião com o diretor Andrés Sanchez, que definiu como prioridade a formação de uma base mais consistente, Mano Menezes começará a dar cara ao time do Mundial nesta terça-feira, quando o Brasil enfrenta a Bósnia, às 16h (de Brasília), na cidade suíça de St. Gallen.

Até o momento, Mano repetiu a escalação apenas uma vez em 20 jogos desde que assumiu o cargo em 2010. Os testes neste período renderam a escalação de 59 nomes, dos quais muitos não serão mais chamados. A partir de agora a lista de convocação e o time que entrará em campo terão apenas variações pontuais.

"Não adianta reclamar da falta de tempo. A Seleção sempre passou por isso. A partir do momento que você começar a repetir mais, os problemas diminuem. Na viagem pelos Estados Unidos saberemos aproveitar mais o tempo neste sentido", disse Mano em referência aos jogos contra Dinamarca, Argentina, Estados Unidos e México, que serão realizados em um período de 15 dias em junho deste ano.

Neste primeiro período de testes, Mano teve o retrospecto de 12 vitórias, cinco empates e três derrotas. Dos últimos sete, venceu seis e empatou um. A invencibilidade em amistosos contra equipes medianas, no entanto, não foi refletida na posição no ranking da Fifa, com a queda do quinto para o sétimo lugar no período. As imagens que marcaram este primeiro momento de trabalho ainda são as derrotas para os grandes do futebol (Argentina, França e Alemanha) e a eliminação da Copa América.

A primeira metade deste ano também servirá para Mano Menezes formar o time olímpico. Os projetos, segundo Mano, serão desenvolvidos simultaneamente, sem interferências. "Eu sempre deixei claro que a Seleção que vai disputar a Olimpíada vai ser formada por um número bem grande de jogadores que vai disputar a Copa 2014. Uma é sequência da outra", explicou.

Para a partida inaugural do ano, dos oito jogadores com idade olímpica convocados - Danilo posteriormente foi cortado por lesão -, apenas três iniciarão o duelo contra Bósnia: Sandro, Neymar e Leandro Damião. Hernanes ganha uma chance em um meio-de-campo que ainda terá Fernandinho e Ronaldinho. Ganso fica no banco.

A partida será realizada no pequeno na AFG Arena, estádio que receberá cerca de 17.500 torcedores hoje. Os bósnios, presentes em grande número na Suíça, devem ser maioria absoluta e dar ao Brasil a sensação de jogar fora de casa. A temperatura prevista para a hora do duelo é próxima de 0 ° C, com possibilidade de neve.

O adversário brasileiro está em ascensão e quase se classificou para a Eurocopa deste ano, mas foi derrotado na repescagem por Portugal. Atualmente, a Bósnia ocupa a 19ª posição no ranking da Fifa, à frente de México, Costa Rica, Gabão e Egito, as seleções derrotadas pelo Brasil nos últimos cinco jogos. Dzeko, do Manchester City, é a estrela de um time que conta com jogadores em time de ponta do futebol europeu, como Pjanic (Roma), Ibisevic (Stuttgart) e Spahic (Sevilla).

FICHA TÉCNICA BÓSNIA X BRASIL

Local: AFG Arena, em St. Gallen (Suíça)

Data: 28 de fevereiro de 2012 (Terça-feira)

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: não divulgado

BÓSNIA: Asmir Begovic; Emir Spahic, Sanel Jahic e Mensur Mujdza; Elvir Rahimic, Sejad Salihovic, Senad Lulic, Haris Medunjanin e Miralem Pjanic; Edin Dzeko e Vedad Ibisevic
Técnico: Safet Susic

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Elias, Sandro, Hernanes e Ronaldinho; Neymar e Leandro Damião
Técnico: Mano Menezes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições