Após Uefa aprovar medida, Platini diz que alguns times podem acabar

Após Uefa aprovar medida, Platini diz que alguns times podem acabar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

O presidente da Uefa, Michel Platini, alertou nesta terça-feira os clubes do risco que podem correr se descumprirem as normas do Fair Play Financeiro, conceito que considera "vital" para garantir a estabilidade do futebol a longo prazo, e afirmou que a entidade não vai hesitar em tomar as medidas necessárias contra as equipes que descumprirem as medidas.

- Os torcedores e amantes do futebol não querem ver os clubes, que fazem parte do patrimônio do futebol europeu, desaparecerem como resultado de uma má gestão. Era necessário que uma autoridade interviesse, e isto é o que estamos fazendo. É um projeto complexo, mas que considero vital para o futuro do futebol - afirmou Platini.

A Uefa aprovou em 2010 a nova Regulamentação do Fair Play Financeiro e as licenças de clubes, medidas que pretendem proteger a saúde a longo prazo do futebol europeu e sua viabilidade, assim como a integridade e o bom funcionamento das competições.

A norma, que será aplicada de forma gradual durante três anos, entrará em vigor no final de 2012 e seu cumprimento será avaliado na temporada 2013-2014.

Platini anuncia Bola de Ouro da Europa

O dirigente anunciou também, no jornal espanhol "El Mundo Deportivo", que na próxima temporada a entidade concederá o prêmio Bola de Ouro apenas para atletas do Velho Continente.

- A Uefa dará um prêmio especial ao melhor jogador da Europa, seguindo o velho espírito da Bola de Ouro da (revista) 'France Football', que agora se uniu ao prêmio de melhor do mundo da Fifa -  declarou Platini.

Segundo o site do "El Mundo Deportivo", o ex-jogador francês, vencedor de três edições do antigo Bola de Ouro, não ficou satisfeito com o novo sistema de eleição, em que dois terços dos votos são definidos pela Fifa e apenas um terço pela "France Football".

- O prêmio será entregue na cerimônia de gala anual que a Uefa realiza em Monte Carlo durante os sorteios da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que coincidem com a realização da Supercopa da Europa - explicou Platini.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições