Arbitral define novas regras para a disputa do Campeonato Mineiro

Arbitral define novas regras para a disputa do Campeonato Mineiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Uma reunião na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF) decidiu a forma de disputa do Campeonato Mineiro 2010. A principal mudança em relação ao ano passado será o número de times classificados após a primeira fase. Em 2009, os oito melhores colocados seguiram para a etapa decisiva. Em 2010, apenas os quatro primeiros permanecerão na briga pelo título.

O arbitral do Campeonato Mineiro contou com a participação de representantes dos 12 clubes que disputarão o Campeonato Mineiro de 2010. Segundo o presidente da FMF, Paulo Schettino, o torneio começará em 30 de janeiro, e a previsão é que termine no dia 15 de março.

- A principal mudança para o campeonato 2011 foi a extinção das quartas de final. Os 12 clubes jogarão entre si e, posteriormente, teremos uma semifinal e uma final. Foi uma sugestão do Atlético-MG e acatada pela maioria – disse o presidente da FMF.

Nos últimos dois anos, os oito times melhores colocados passaram de fase. A extinção das quartas de final foi apoiada principalmente pelos maiores clubes do estado. O gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, comemorou a modificação. Já a necessidade de jogar fora da capital, por conta da obras no Mineirão e no Independência, foi apontada pelo dirigente como uma infelicidade. Ele confirmou que o Cruzeiro mandará os jogos em Sete Lagoas.

- Eu acho que o campeonato foi racionalizado. Nós teremos quatro classificados após 11 rodadas, uma semifinal e uma final. Isso valoriza a competição, porque os clubes têm que se formar um pouco melhor para alcançar uma das quatro vagas para a etapa decisiva.

Eduardo Maluf, gerente de futebol do Atlético-MG e responsável pela apresentação da proposta do formato com quatro classificados, fez coro à opinião do rival. Ele enalteceu ainda a data de início do campeonato.

- Eu acho que ficou bom. O campeonato era neste formato de jogar turno único e classificar quatro para a semifinal. Passamos para oito, e não foi bom. Acho que vai ser bom agora. Nós vamos ter o mês de janeiro para fazer uma pré-temporada bem feita. Eu acho que foi muito bom.

A modificação no número de classificados para a fase decisiva não agradou a todos. O diretor de futebol da Caldense, Aldo Lobo, deixou a reunião mais cedo. Insatisfeito com as propostas apresentadas pelos grandes clubes, ele identificou dificuldades para os clubes do interior com o formato de disputa deste ano. Entretanto, o dirigente garantiu que a Caldense participará do torneio.

O presidente da FMF preferiu relevar a insatisfação de alguns dirigentes.

- Eu acho que não. Foi uma votação que prevaleceu a democracia. Os clubes do interior queriam que mantivesse as quartas de final, mas eles perderam na votação.

Doze equipes participarão do Campeonato Mineiro 2011: Atlético-MG – atual campeão – América-MG e Cruzeiro serão os times da capital. O grupo das equipes do interior será representado por América, de Teófilo Otoni, Caldense, de Poços de Caldas, Democrata, de Governador Valadares, Ipatinga, Tupi, de Juiz de Fora, Uberaba, Villa Nova, de Nova Lima, Guarani, de Divinópolis, e Funorte, de Montes Claros. Os dois últimos conseguiram o acesso neste ano para a elite do futebol mineiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições