MENU

Atletas acima dos 40 anos tentam superar desafios da Maratona do Rio

Atletas acima dos 40 anos tentam superar desafios da Maratona do Rio

Atualizado: Sexta-feira, 16 Julho de 2010 as 3:05

A idade para alguns atletas é o que menos importa quando o assunto é calçar o par de tênis e correr. Na Maratona do Rio de Janeiro, no domingo (18), os corredores amadores acima dos 40 anos vão tentar superar os desafios da tradicional prova do calendário nacional. Para completar o percurso, eles precisam de um treinamento intenso e de muita garra para superar os limites do corpo.

O dentista Alex Hohn, de 45 anos, treina duro quatro vezes por semana e vai participar pela primeira vez da Maratona do Rio. E espera se sair bem.

- Eu estou preparado. Treinei bem desde março com meus companheiros e acredito que conseguirei completar a prova - disse.

Além de correr, Alex conta que faz musculação e alongamento para prevenir lesões musculares.

- Depois dos 40, pensei em me exercitar e entrei para a academia. O esporte me ajuda em tudo, inclusive no trabalho. Depois de correr, eu respiro melhor, durmo melhor e me sinto melhor.

O publicitário Luiz Carlos Santos, de 62 anos, já participou três vezes da Maratona do Rio e também ja correu a tradicional Maratona de Paris, na França. O atleta, que disputa provas de rua há 10 anos, destaca a importância da disciplina na vida de quem pratica esporte.

- Esporte é o meu lazer predileto. É muito bom para o corpo, para fazer a integração com os amigos e me deixa menos estressado. Quando você termina uma corrida, sente que conseguiu concluir um objetivo.

O engenheiro Hamilton Cardoso, de 64 anos, corre há 20 anos e vai participar da prova de 21km. Ele espera completar o percurso em 2h30m e destaca os pontos mais complicado da corrida.

- A parte mais difícil é quando o corredor chega na Av. Princesa Isabel, em Copacabana. Ali, o competidor já está desgastado e precisa encarar a reta final do trajeto - ressaltou.

Professor dá dicas

Para o professor de educação física Caio Rodrigues, de 29 anos, a Maratona do Rio é uma das provas mais bonitas do mundo, mas exige bastante do competidor. Ele aproveita para dar dicas aos atletas iniciantes.

- Nos dias que antecedem a corrida, a alimentação e o descanso são fundamentais. Durante a prova, o importante é correr sem se preocupar com o tempo, pois isso pode atrapalhar o seu ritmo - explicou.

Segundo estimativa da organização, a Maratona do Rio deverá reunir 18 mil apaixonados pela corrida de rua na belíssima orla carioca. A prova, com 42km, terá largada às 7h30m, no Recreio dos Bandeirantes, e percorrerá o cenário paradisíaco de mar e montanha da cidade. A competição será dividida em três seguimentos: Maratona (42km), Meia-Maratona (21km) e Family Run (6km). A largada acontecerá na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio. Já a Meia terá início na Praia do Pepê, na Barra, enquanto a Family Run será no Aterro do Flamengo, palco de chegada para todas as categorias.

veja também