Atlético-Go aproveita expulsão e vence o Grêmio com um gol no fim

Atlético-Go aproveita expulsão e vence o Grêmio com um gol no fim

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:30

          O zagueiro Rafael Marques terá de pedir muitas desculpas a todos os gremistas. Sua expulsão aos 32 minutos do segundo tempo foi fundamental para a derrota do Tricolor gaúcho para o Atlético-GO, por 1 a 0, neste domingo, no Serra Dourada, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Grêmio jogava melhor, criava boas chances, mas com um a menos passou a ser dominado e levou o castigo aos 45 minutos, com o gol decisivo de Diogo Campos.

O Dragão não tem nada com isso e soube aproveitar a vantagem de um jogador a mais para conseguir sua terceira vitória consecutiva, após bater Santos e Flamengo. O time, que na 15ª rodada ocupava o 17º lugar, vem subindo na tabela de classificação e agora está em 12º, com 22 pontos. O próximo jogo será contra o América-MG, no próximo sábado, às 18h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). Já o time gaúcho permanece com 18 pontos, logo acima da zona de rebaixamento, na 16ª posição. No domingo, fará o clássico contra o Inter, no Olímpico, às 16h.

Disputado sob calor de uns 30 graus e baixa umidade relativa do ar (abaixo de 50%), o jogo teve uma parada técnica no primeiro tempo. A renda somou R$ 82.480 para um público de 5.226 pagantes.

Primeiro tempo tem parada técnica e Grêmio um pouco melhor Alguns segundos após o apito inicial, Miralles quis mostrar logo por que foi escalado por Celso Roth no lugar de André Lima e que o Grêmio estava disposto a apagar a péssima imagem deixada na derrota de 3 a 0 para o Ceará, na última quarta-feira. Um chute de longe de fora da área passou bem perto do travessão de Márcio.

Com moral pela goleada de 4 a 1 sobre o Flamengo, o Atlético-GO pouco a pouco foi ocupando o campo adversário e criou uma boa chance aos seis minutos em chute de Juninho, que também foi por cima do gol. Mas desta vez o time gaúcho demonstrava uma postura melhor do que no jogo passado e equilibrou a partida. No entanto, quem conseguiu criar a oportunidade mais interessante naquela altura do jogo foi o Rubro-Negro, devido a um erro adversário: aos 18, Thiago Feltri não conseguiu concluir para o gol vazio após falha dupla de Victor, que saiu da área ao cortar um lançamento, e Gabriel.

Com o gramado tomado pelo sol, a partida caiu de ritmo e somente dez minutos depois surgiu novo lance de destaque: Douglas chutou de fora da área, e a bola passou rente à trave esquerda de Márcio, na melhor chance do Grêmio no jogo até então. Logo depois, o Atlético-GO deu a resposta em rápido contra-ataque, mas Anselmo tirou de Thiaguinho a chance do gol.

Apesar do ótimo gramado, alguns jogadores cometiam erros primários em passes e tentativas frustradas de domínio de bola, como ocorreu no lado esquerdo de ataque gremista, com Brandão e Fabio Rochemback, e atleticano, com Thiago Feltri naquela chance ocorrida aos 18 minutos. Aos 31 minutos, uma novidade no Brasileirão deste ano: o árbitro Heber Roberto Lopes parou o jogo para os jogadores se hidratarem devido ao forte calor e à baixa umidade relativa do ar em Goiânia.

Depois da parada técnica, o Grêmio voltou mais ofensivo, cedendo assim espaços para os contra-ataques do time goiano. Mas o risco quase compensou, quando no fim da primeira etapa surgiu a jogada mais bonita até aquele momento: Douglas deu belo lançamento para Miralles, que, livre diante de Márcio, tocou por cima do goleiro, mas a bola foi pela linha de fundo. Apesar da maior posse de bola do Atlético-GO (54% contra 46%), se tivesse de haver um vencedor na etapa inicial seria o Grêmio.       Thiaguinho domina a bola entre os gremistas Gilberto Silva, Collaço e Rochemback (Foto: Ag. Estado)     Times partem para o ataque no segundo tempo

As equipes voltaram para a etapa final sem substituições, e o Dragão deu a impressão de que queria pôr fogo no jogo. Mas depois de dois ataques perigosos da equipe da casa, o Grêmio chegou novamente perto de abrir o marcador: Douglas lançou Collaço na esquerda, o lateral cruzou na pequena área, mas Miralles não conseguiu concluir, pressionado por Gilson, que levou vantagem no lance. Logo depois, Douglas obrigou Márcio a fazer complicada defesa.

Quando o Tricolor gaúcho tomava conta do jogo, Thiaguinho bateu forte de fora da área, Victor soltou, mas deu sorte que Anselmo, que chegou a completar para a rede, estava em posição de impedimento. Um minuto depois, Rafael Cruz, que substituíra Adriano, puxou ótimo contra-ataque, mas Anselmo errou bisonhamente o chute, desperdiçando a oportunidade de gol.

A partida era mais aberta na segunda etapa, e aos 22 o Tricolor novamente chegou perto do gol, mas André Lima, que entrara no lugar de Brandão, não alcançou cruzamento de Miralles da direita. Na sequência ainda chutou de dentro da área, mas Márcio defendeu bem.

Embora não repetisse a ótima atuação contra o Fla, o Atlético-GO não estava morto e aos 30 teve boa chance com Juninho. Mas o melhor time em campo era o gaúcho e, em seguida, Miralles soltou uma bomba de fora da área, obrigando Márcio a defesa em dois tempos, evitando a conclusão de André Lima. No contra-ataque da equipe goiana, Rafael Marques fez falta desclassificante em Rafael Cruz e foi expulso de campo.

O prejuízo foi grande para o Grêmio, ainda mais que Celso Roth tirou Miralles, que fazia boa partida, para a entrada do zagueiro Saimon, com a intenção de recompor sua zaga. Com um jogador a mais, o Dragão partiu para cima do adversário, que não conseguiu mais organizar um ataque perigoso. Quando parecia que o jogo terminaria empatado, Diogo Campos, que havia substituído Thiaguinho, recebeu na área excelente passe de Anselmo e decidiu o jogo, aos 45: Atlético-GO 1 a 0.              

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições