Atlético-PR vence, tira o Coritiba do G-5, mas cai para a série B

Atlético-PR vence, tira o Coritiba do G-5, mas cai para a série B

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

A vitória na tarde deste domingo, na Arena da Baixada, foi do Atlético-PR. Resultado insuficiente para o Rubro-Negro, que volta à Série B do Campeonato Brasileiro após 16 anos seguidos na elite nacional. Resultado péssimo para o Coritiba, que cai para a oitava posição e desperdiça a chance de voltar à Taça Libertadores após sete anos.

O gol de Guerrón ocorreu aos 28 minutos do segundo tempo, quando o rebaixamento rubro-negro já estava selado (uma vez que o Cruzeiro vencia o Atlético-MG por 5 a 1). Apesar disso, a torcida rubro-negra fez uma bela festa, cantou o hino e músicas de incentivo até o final.

Ao Coritiba, restou comemorar a queda do maior rival. Com as vitórias de São Paulo (que fez 4 a 1 sobre o Santos) e de Internacional (que venceu o Grêmio por 1 a 0), a equipe alviverde - que precisava vencer para se garantir no G-5 - caiu para a oitava posição.   Paulo Baier e Leandro Donizete disputam a bola no clássico Atletiba (Foto: Heuler Andrey/Agência Estado)   Empate na Arena. Gols, apenas dos concorrentes

O técnico Antônio Lopes aproveitou o mistério realizado durante a semana e surpreendeu na escalação do Atlético-PR. Apesar de garantir que Wendel seria titular na lateral direita, a camisa 2 ficou com Wagner Diniz. Além disso, o volante Cleber Santana ganhou a vaga do meia-atacante Marcinho. Com o meio-campo fortalecido, o Furacão teve domínio da partida no início e teve a primeira chance de gol. O meia Paulo Baier bateu mascado, e a bola passou perto. Na sequência, o atacante Federico Nieto, em chute cruzado, também ficou no quase.

O Coritiba - com Leandro Donizete, Everton Costa e Marcos Aurélio entre os titulares – tinha dificuldades para chegar ao gol rubro-negro. O time de Marcelo Oliveira abusava dos lançamentos longos e das jogadas de bola parada. Antes dos 35 minutos, a torcida alviverde comemorou duas vezes – ambas por gols do Cruzeiro, que já vencia o Atlético-MG por 3 a 0, resultado que rebaixava o Atlético-PR.

O time da casa, talvez abatido pelo placar de Sete Lagoas-MG, diminuiu o ritmo. A partida ficou concentrada ao meio-campo, com vários erros de passe e faltas. O Coritiba aproveitou a queda de rendimento do Rubro-Negro e cresceu no jogo e teve duas oportunidades claras. Everton Costa, em batida cruzada, e Léo Gago, em cobrança de falta, pararam em Renan Rocha. Antes do intervalo na Arena da Baixada, o Cruzeiro fez o quarto gol em Minas Gerais. Na saída do vestiário, o volante Marcelo Oliveira comentou sobre o resultado da Raposa:

Nem estou sabendo. Tem que esquecer lá e fazer o nosso – comentou Oliveira.

O empate em Curitiba também era péssimo para o Coritiba. Isso porque o São Paulo, concorrente do alviverde na briga por uma vaga no G-5, vencia o Santos por 3 a 0 e tirava o Coxa da zona de classificação.

Tem que melhorar, voltar com ainda mais força e buscar essa vitória – resumiu o meia Rafinha.

Vitória do Atlético-PR. Tristeza de ambos

Assim como o primeiro tempo, o segundo também começou com domínio rubro-negro no mas foi marcado pelo equilíbrio. Apesar de precisar vencer para chegar à competição continental, o Coritiba recuava e apostava nos contra-ataques. E foi assim que ele quase abriu o placar com Rafinha, que chutou à esquerda do gol de Renan Rocha após cruzamento de Jonas. Na melhor oportunidade alviverde, Bill - que tinha acabado de entrar - recebeu livre na marca do pênalti e furou.

Com a vitória parcial do Cruzeiro - que vencia por 5 a 1 -, o rebaixamento rubro-negro estava selado. Apesar disso, a torcida cantava o hino e músicas de incentivo. E o time continuava em busca do "gol de honra". O mais perigoso era o equatoriano Guerrón, que jogava às costas de Lucas Mendes. Porém, os cruzamentos para Paulo Baier e Nieto não tiveram resultado.

Do lado alviverde, a apreensão crescia a cada minuto. Principalmente após o gol do Internacional, que fez 1 a 0 sobre o Grêmio. Em busca do gol que o garantiria no G-5, o Coritiba partiu para o ataque. Porém, o time deixou espaços na defesa.

Aos 28 minutos, o Atlético-PR marcou o único gol do jogo. Paulo Baier cruzou para Guerrón, que marcou o sexto gol dele no Campeonato Brasileiro. Gol que não era suficiente para salvar o Furacão. Mas que tirava o Coritiba do G-5. Tanto que, após o gol, de forma irônica, os atleticanos gritaram "Libertadores".

Nos últimos minutos, o Coritiba avançou a marcação e tentou marcar em chutes de longa distância. O Furacão ameaçou nos contra-ataques. Ambos sem sucesso. Ruim para o Coritiba, que desperdiça a chance de voltar à Taça Libertadores. Pior para o Atlético-PR, rebaixado após 16 anos seguidos na Série A.             Vídeo: Youtube

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições