ATP investiga ofensas racistas feitas contra tenista brasileiro na Itália

ATP investiga ofensas racistas feitas contra tenista brasileiro na Itália

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

O episódio em que o brasileiro Júlio Silva foi chamado de macaco pelo austríaco Daniel Koellerer está sendo analisado pela ATP, órgão que rege o circuito mundial masculino. A entidade confirmou ao GLOBOESPORTE.COM neste domingo que há uma investigação em andamento.

- Nós levamos estas acusações muito a sério e estamos dando sequência ao processo que temos para investigar tais questões. Entretanto, não comentamos investigações em andamento - diz a ATP no comunicado enviado por e-mail.

O incidente aconteceu no Challenger de Reggio Emilia, no fim de junho. Durante o segundo set do jogo, Koellerer disparou em alemão a frase "Volta para a floresta, macaco!" e fez gestos imitando o animal. Alertando pelo jovem tenista alemão Christian Moss, que assistia ao lado do brasileiro Thiago Alves, Silva foi à polícia local e prestou queixa.

Na ocasião, Silva informou à imprensa brasileira que iria pedir uma punição a Koellerer. Como é praxe em assuntos deste tipo ou exames antidoping, a ATP só vai se pronunciar quando tiver esgotado as apurações relativas ao relato do brasileiro. Não se descarta a hipótese de uma punição a Koellerer, que já foi suspenso do circuito em 2006 por mau comportamento.

Apelidado de Crazy Dani (louco Dani) no circuito, o austríaco é famoso por suas discussões com árbitros e por falar palavrões em alemão durante as partidas. O brasileiro radicado na Alemanha Tomas Behrend e o americano Hugo Armando fizeram circular uma petição em 2006, pedindo que o austríaco fosse banido permanentemente do circuito, mas não obtiveram sucesso.

No começo de junho deste ano, em um torneio interclubes na Áustria, Koellerer provocou tanto o compatriota Stefan Koubek, seu adversário no evento, que este foi até a cadeira de Koellerer no intervalo e o estrangulou. Os árbitros desclassificaram Koubek e deram a vitória a Crazy Dani.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições