Avaí anula o São Paulo e vence dentro do Morumbi

Avaí anula o São Paulo e vence dentro do Morumbi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Inspirado na Copa do Mundo, o São Paulo voltou da parada do Brasileirão para o Mundial dizendo que gostaria de jogar como a campeã Espanha, ou seja, com posse de bola na maior parte do tempo, troca de passes rápidos e esperando a hora certa para atacar. Mas, quando a bola rolou no gelado e vazio Morumbi na noite desta quarta-feira, o que se viu foi uma réplica da partida entre a Fúria e a Suíça, ocorrida na África do Sul. Um time que tomou a iniciativa, mas não conseguiu derrubar a muralha defensiva adversária e foi surpreendido nos contra-ataques.

O longo período de treinos não fez grande efeito ao Tricolor Paulista, a quem faltou a velocidade e a qualidade que Xavi, Iniesta e cia mostraram de sobra nos gramados africanos. Do lado do Avaí, não faltou eficiência. Quando criou, o time catarinense, que teve a estreia do técnico Antonio Lopes, foi fatal e mereceu amplamente a vitória por 2 a 1, em partida realizada nesta quarta-feira, pela 8ª rodada do Campeonato Nacional.

Com a derrota, o Tricolor caiu para a oitava posição na tabela, com 11 pontos, mesma pontuação do rival catarinense, o nono colocado. Se anima o Avaí, o resultado serve de alerta para o time de Ricardo Gomes, que se prepara para as semifinais da Libertadores. O primeiro duelo contra o Internacional é no dia 28, no Beira-Rio.

Os dois times voltarão a campo no próximo final de semana. O São Paulo, no sábado, vai até Salvador para enfrentar o Vitória, no Barradão. Já o time catarinense terá o Palmeiras pela frente, no estádio da Ressacada.

Avaí tem a melhor chance da etapa inicial

O São Paulo encontrou muitas dificuldades no primeiro tempo. Suas principais peças pouco apareceram. No meio, Hernanes foi vigiado de perto por Rudinei. Marlos teve marcação pessoal do experiente Marcinho Guerreiro, enquanto que Dagoberto, que voltou diversas vezes para buscar a bola, tinha sempre a companhia de Rivaldo. Para se ter uma ideia do ferrolho catarinense, quando o Tricolor tinha a posse de bola, apenas o atacante Roberto ficava além do meio-campo. Os demais atletas voltavam para ajudar na defesa. E quando o Avaí recuperava a bola, atacava com muita rapidez, o que complicava a marcação tricolor.

O sistema defensivo da equipe da casa apresentou falhas. Claramente, a troca de posição entre Alex Silva e Miranda ainda precisa de ajustes. O primeiro, que possui boa saída pela direita, não tem velocidade para jogar na sobra. E Miranda, que não conta com a mesma qualidade para conduzir a bola, ficou mais fixo na defesa. Pela esquerda, Junior Cesar e Richarlyson não se acertaram na vigilância aos adversários e deixaram vários espaços que poderiam ter sido aproveitados pelo rival.

Sem inspiração para furar o bloqueio, o Tricolor teve duas chances de gol na etapa inicial: aos sete, em cobrança de falta de Rogério Ceni, que raspou a trave direita adversária, e aos 26, em chute de Hernanes por cima do gol. Mas a melhor oportunidade dos primeiros 45 minutos foi do Avaí. Aos 16, Roberto aproveitou o vacilo da marcação são-paulina pelo lado esquerdo, invadiu a área e bateu no canto esquerdo de Rogério Ceni, que tocou na bola antes de ela acertar a sua trave esquerda (no vídeo acima).

Gomes muda esquema, e Avaí marca

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações e, com isso, o panorama da partida não se modificou. O São Paulo tomava a iniciativa, mas sem qualidade, e se tornava  presa fácil para a marcação adversária. Aos 15, o técnico Ricardo Gomes resolveu modificar o esquema tático da equipe paulista, passando do 3-5-2 para o 4-4-2, com a entrada de Cléber Santana na vaga de Rodrigo Souto. Richarlyson saiu da zaga e foi para o meio.

Aos 16, surpresa no Morumbi. Patric arriscou o chute rasteiro para a área, Roberto desviou e mandou para o fundo das redes de Rogério Ceni. Logo depois, o mesmo Roberto só não marcou o segundo, em jogada pela direita, porque Alex Silva, de carrinho, salvou. 

A inesperada desvantagem no marcador fez o São Paulo se perder em campo. E o Avaí, com espaço de sobra nos contra-ataques e aproveitando as bobeiras defensivas do Tricolor, fez o segundo aos 20. Caio desceu pela esquerda nas costas de Jean e cruzou para Vandinho, que havia entrado no lugar de Robinho. O atacante só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes: 2 a 0.

No desespero, o time da casa foi ao ataque. Aos 23, o juiz Francisco Carlos Nascimento errou ao não marcar pênalti de Rudinei em Dagoberto. O atacante foi derrubado dentro da área, mas o juiz assinalou a infração fora (confira o lance no vídeo ao lado). Aos 29, Dagoberto invadiu a área e cruzou para Fernandão, que só não marcou porque Gabriel salvou. No minuto seguinte, no entanto, não teve jeito. Após cruzamento na área, Hernanes, após furada de Fernandão, mandou no ângulo de Renan: 2 a 1.

Com o gol, o São Paulo acelerou o ritmo e ganhou nova força em campo. Com a mudança no esquema tático do Tricolor, a marcação catarinense já não encaixava com tanta precisão. Aos 34, Junior Cesar fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Fernandão. A bola acabou sobrando para Cléber Santana, que bateu e exigiu grande defesa de Renan. Quatro minutos depois, Marlos fez jogada individual e bateu por cima do gol. Diante da pressão são-paulina, o Avaí recuou e garantiu sua justa vitória.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições