Avaí e Botafogo empatam

Avaí e Botafogo empatam

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Em pontas opostas da tabela, mas igualmente pressionados, Avaí e Botafogo fizeram um jogo de muita tensão e pouca técnica. Assim, só poderia terminar empatada em 0 a 0 a partida realizada neste domingo, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não foi bom para nenhum dos times em suas brigas contra o rebaixamento (caso do time catarinense) e por uma vaga na Libertadores e pelo título (situação do Alvinegro).

Na próxima rodada o Botafogo, que permaneceu no quarto lugar, com 55 pontos, enfrenta o Ceará em Fortaleza, em jogo antecipado para a quarta-feira. Já o Avaí, que chegou a 34 pontos e segue em 18º, vai a Porto Alegre jogar contra o Internacional, domingo. Apesar de seguir no G-4, o Alvinegro se vê ameaçado por causa das vitórias de Corinthians e Cruzeiro, adversários diretos.

Desde o início da partida ficou claro que o Avaí seria o responsável por pressionar, enquanto o Botafogo se recuaria para explorar os contra-ataques. Empurrado por sua torcida, o time da casa pressionava a saída de bola e induzia o Alvinegro aos erros de passe. Assim, a equipe de Joel Santana tinha dificuldades em sair jogando, tendo que apelar para os chutões.

Embora chegasse constantemente ao ataque, o Avaí não conseguia produzir jogadas de perigo. Perto da área, a equipe tinha dificuldades de penetrar na muralha defensiva do Botafogo. À frente da área, Danny Morais, Leandro Guerreiro, Antônio Carlos e Fahel impediam a progressão. Restava aos catarinense os chutes de fora, mas que não assustavam o goleiro Jefferson.

Com o passar do tempo, os erros do Avaí irritaram a torcida, e o Botafogo começou a se arriscar mais no ataque. Não precisaram de muitas tentativas para que o Alvinegro criasse as melhores chances do primeiro tempo, com Jobson, sempre pela ponta direita. Numa delas, Loco Abreu chutou para fora, dentro da área, e na segunda, ele próprio arriscou, obrigando Zé Carlos a espalmar.

Se no primeiro tempo houve muitos erros, principalmente de passe, a segunda etapa teve ainda pior nível técnico de ambas as partes. Nenhuma das duas equipes conseguia se articular para chegar ao gol adversário. O Avaí, entretanto, levava vantagem por estar diante de sua torcida, que empurrava a equipe. Do outro lado, o Botafogo não mostrava o poder de marcação de sempre e deixava espaços nas laterais, pouco aproveitados pelo adversário.

Joel Santana, então, tentou sua última cartada. Buscando dar mais velocidade ao time, tirou de campo Lucio Flavio e Alessansdro, substituindo por Renato Cajá e Caio, respectivamente. O objetivo era reforçar os contra-ataques, única saída que parecia possível para o Botafogo vencer.

À medida que o tempo passava, o Avaí se lançava mais ao ataque, diante da necessidade de vencer para se livrar do rebaixamento. Então os espaços ficaram maiores e mais claros para o Botafogo, que não conseguia aproveitá-los por incompetência nos passes e conclusões. E de erros em erros, a partida chegou ao fim com um resultado que os traduziram com perfeição.

  Por Gustavo Rotstein Florianópolis

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições