Avaí humilha o Ceará com goleada de 5 a 0

Avaí humilha o Ceará com goleada de 5 a 0

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

Quarenta e um dias ou dez rodadas sem vitória, 17ª posição provisória, possibilidade de rebaixamento assustando. Assim era o Avaí até as 18h30m deste domingo. Mas com uma atuação de gala na Ressacada, o Leão deixou todos esses números e jejuns para trás e saiu da zona da degola apenas um dia depois de ter entrado nela. A vítima foi o Ceará, que só assistiu ao rival jogar e acabou levando 5 a 0 com uma facilidade enorme. Na 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe de Florianópolis, enfim, reagiu e voltou a exibir o bom futebol dos primeiros jogos. O último triunfo do Avaí havia ocorrido em 15 de agosto, numa vitória por 3 a 2 sobre o Corinthians. A reação veio na hora mais urgente, numa rodada em que Goiás e Atlético-GO venceram e se aproximaram. Com 28 pontos somados após esta goleada, o Leão fica em 15º lugar e ultrapassa Flamengo e Atlético-GO, que havia jogado o time para a zona perigosa depois de ter vencido o Grêmio Prudente no sábado.

Do outro lado, o Ceará permanece com 30 pontos, mas cai para a 13ª posição e já começa a conviver com o perigo de rebaixamento.

Faltou só um golzinho para o Avaí fazer a maior goleada deste Brasileirão, que pertence ao próprio time catarinense. Na primeira rodada, fez 6 a 1 no Grêmio Prudente, dentro da Ressacada.

Até a chuva ajuda o Leão

O técnico Edson dos Santos surpreendeu logo de cara ao deixar o goleiro Renan no banco de reservas. Lembrado pelo técnico Mano Menezes na primeira convocação da nova Seleção Brasileira, Renan teve de ver seu companheiro Zé Carlos iniciar a partida. Antes do jogo, Edson justificou a alteração dizendo que o reserva estava se saindo melhor nos treinamentos da semana e saberia suportar melhor a crise do Avaí por ser mais experiente.

Outra surpresa foi a postura bastante ofensiva, não muito típica de times que lutam para fugir do rebaixamento. Sem medo dos contra-ataques do Ceará, o Leão foi logo para cima e resolveu o jogo nos primeiros 10 minutos. Aos 5, Pará fez lindo cruzamento e Rudnei, totalmente desmarcado e em posição legal, completou de chapa para o gol. Logo depois, pênalti em cima de Marcelinho e cobrado com perfeição por Davi: 2 a 0, assim, de cara.

A mudança de maré do time catarinense pôde ser percebida em vários lances. Tome como exemplo o caso do meia Jéferson, que vinha tendo dificuldades para se firmar na equipe. Nos últimos jogos, perdeu gols importantes e a bola teimava em não entrar. Agora, foi diferente. Aos 17, ele avançou pelo meio, sem marcação, e acertou um petardo com a direita, que não é sua perna boa. Golaço que decretou o 3 a 0 e levou a Ressacada abaixo.

O Ceará não conseguiu conter a pressão catarinense, nem quando a equipe da casa diminuiu o ritmo. E não aprendeu com os erros de marcação dos primeiros gols. O Vozão insistiu em deixar Jéferson livre, e praticamente pediu para sofrer mais gols. Pois o meia, ex-Vasco, atendeu bem o visitante. Confortável, quase caminhando, ele entrou no meio da apática zaga adversária e acertou outro lindo chute, com o pé esquerdo, sem chances para Michel Alves: 4 a 0 aos 32 minutos. Além de enfrentar um rival inspirado, o time do Ceará sofreu com outro adversário: a chuva. As poças d'água no gramado da Ressacada só ajudaram o Avaí, como no lance que originou o pênalti do segundo gol e em outras jogadas de perigo dos catarinenses.

Goleada consumada

No retorno para o segundo tempo, o Ceará tentou copiar o que seu rival fez no início da primeira etapa: pressionou e colocou mais homens no ataque (o rápido Misael foi lançado na equipe). Mas, com 4 a 0 contra no placar, a confiança fica abalada. Foi essa falha que fez, por exemplo, Ernandes procurar um companheiro melhor colocado quando estava de frente para a meta de Zé Carlos. Ou Misael tocar a bola para trás em vez de partir para cima de Emerson, no mano a mano. Lances como esses mostraram o estado de espírito da equipe de Dimas Filgueiras.

Do outro lado, todos pareciam em estado de graça. De um escanteio despretensioso, saiu o quinto gol - e que gol! Aos 13, aproveitando uma ajeitada de Emerson, Davi dominou a bola na entrada da área e parecia que ia bater um pênalti, tamanha a falta de marcação. Resultado: bola no ângulo de Michel Alves.

Depois disso, só festa na Ressacada. Tempo para o torcedor tomar chuva sem culpa, lavar a alma e acreditar que o Avaí pode ter nova vida daqui para a frente. Para melhorar, só mesmo o retorno do atacante Roberto, grande destaque do time na primeira parte do Brasileirão. Recuperado de uma lesão no púbis, teve a entrada muito festejada na metade do segundo tempo. Só faltou o gol dele para completar uma noite perfeita em Florianópolis.     Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis, SC

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições