MENU

Bartoli derruba a campeã Serena e avança às quartas em Wimbledon

Bartoli derruba a campeã Serena e avança às quartas em Wimbledon

Atualizado: Segunda-feira, 27 Junho de 2011 as 12:56

Foi necessária uma atuação espetacular de Marion Bartoli, mas enfim foi interrompida a série de Serena Williams em Wimbledon. Campeã em 2009 e 2010 e dona de 17 vitórias seguidas, a americana não resistiu à francesa e tombou na Quadra 1 do All England Club. Por 6/4 e 7/6(6), com dez aces e 21 bolas vencedoras, Bartoli avançou às quartas de final do Slam da grama.

Marion Bartoli se emociona ao fechar a partida (Foto: AFP)

  A francesa, vice-campeã de Wimbledon em 2007, agora acumula nove vitórias seguidas na superfície. Antes de ir a Londres, Bartoli, número 9 do mundo, somou cinco triunfos e conquistou o título do WTA de Eastbourne, também na Inglaterra. Sua próxima adversária agora será a alemã Sabine Lisicki (62), que derrubou a tcheca Petra Cetkovska por 6/2 e 7/6(0).

Agressividade compensa

Bartoli entrou em quadra disposta a atacar tanto quanto Serena, e a tática funcionou. Enquanto a americana não encontrava seu melhor tênis, a francesa agredia incessantemente e não dava ritmo para a adversária. No sexto game, Bartoli conseguiu a quebra e abriu 4/2. Serena ainda teve três chances para igualar o set, mas não converteu os break points no nono game e viu Bartoli fechar a parcial em 6/3.

O segundo set foi parecido. Serena não conseguia se impor no serviço de Bartoli e apenas mantinha seus games de serviço - o que fazia com algum custo. A francesa, que agredia desde a devolução e usava ângulos para deslocar a adversária, teve sua primeira chance de quebra no 11 game, e não desperdiçou. Com um belo lob, forçou um erro de Serena e fez 6/5 na parcial.

Bartoli abriu 40/15 no 12º game e teve dois match points, mas errou uma paralela de esquerda e, em seguida, viu Serena encaixar uma devolução indefensável. A francesa chegou a mais um match point, mas novamente foi vítima de um ponto espetacular da americana. Pouco depois, Bartoli cometeu uma dupla falta, e Serena não perdoou, encaixando outra devolução vencedora e forçando a realização do tie-break na Quadra 1.

A partida ganhou em drama e emoção, já que o game de desempate também foi equilibradíssimo. Bartoli conseguiu mais um match point ao abrir 6/5, mas Serena se salvou novamente - desta vez com um ace. No 13º ponto, a americana teve de ir para o segundo saque, e a francesa encaixou uma bela devolução, forçando um erro da adversária. Com o quinto match point e novamente com o saque, Bartoli enfim converteu, acertando um saque aberto que Serena não conseguiu devolver.          

veja também