MENU

Beisebol: Arremessador Jo Matumoto é promovido

Beisebol: Arremessador Jo Matumoto é promovido

Atualizado: Quinta-feira, 24 Abril de 2008 as 12

Beisebol: Arremessador Jo Matumoto é promovido

Jogador está a um passo de ser o primeiro brasileiro a estrear na Major League Baseball

 No sábado, dia 19 de abril, o atleta brasileiro Jo Matumoto entrou em campo pelo Syracuse Chiefs (equipe classe "AAA" do Toronto Blue Jays), arremessando durante três das nove entradas na vitória de seu time por 6 x 5 sobre o Lehigh Valley IronPigs, pela International League. E essa partida marcou não só a promoção de Matumoto (é como se ele tivesse subido da 3ª para a 2ª divisão, em alusão ao futebol), mas também um importante passo para a tão sonhada estréia de um beisebolista brasileiro na Major League Baseball, a milionária liga americana de beisebol.

"Com o desenvolvimento do beisebol brasileiro e do processo de globalização que a Major League Baseball tem se submetido, está chegando perto o dia em que veremos um brasileiro jogando na liga principal do beisebol americano", explica Jorge Otsuka, presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol. "E o Jo, que tem lutado bastante, pode ser esse pioneiro", completa o dirigente.

Matumoto, que tem 37 anos, deverá ter mais chances de atuar nos cerca de cem jogos restantes do Syracuse Chiefs durante a temporada regular na International League e, caso mantenha uma boa regularidade e algum arremessador do Toronto Blue Jays se machuque, o atleta brasileiro poderá receber um telefonema do técnico da equipe canadense e ter a chance de estrear na Major League Baseball.

Antes de ingressar no beisebol americano, Matumoto atuou durante cinco anos na Liga Semi-profissional Japonesa e no Brasil defendeu a equipe Nippon Blue Jays, de Arujá. São Paulo, além da Seleção Brasileira de Beisebol, pela qual foi campeão e eleito o Melhor Jogador do Campeonato Sul-americano de Beisebol em 2005, na capital paulista.

veja também