MENU

Bernardinho e Elson Miranda são eleitos os melhores técnicos de 2010

Bernardinho e Elson Miranda são eleitos os melhores técnicos de 2010

Atualizado: Quarta-feira, 8 Dezembro de 2010 as 8:52

Dois campeões mundiais foram escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como os melhores técnicos de 2010, coletivo e individual, respectivamente. Pela quinta vez, Bernardinho vai levar o troféu para casa depois de ter comandado a seleção na conquista do tricampeonato no Mundial de Roma e na do nono título da Liga Mundial.  Já Elson Miranda, se credenciou após o ano de glórias da saltadora Fabiana Murer, campeã mundial indoor em Doha  e da Diamond League. Os treinadores serão premiados na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 20 de dezembro, no Teatro do MAM.

- É uma honra ser escolhido como melhor técnico do ano no Brasil, um país tão heterogêneo e de tantos talentos e profissionais no esporte. Sem dúvida, esta homenagem é também uma responsabilidade muito grande e sei que tenho que continuar trabalhando com dedicação para manter esse nível e ajudar meus atletas a alcançarem resultados. O salto com vara no Brasil ainda tem muito para evoluir, mas se chegamos neste estágio atual foi por causa de muito trabalho - disse Elson.

Ele  tem uma estreita parceria com Vitaly Petrov, que treinou Sergei Bubka - maior nome do salto com vara em todos os tempos - , e que atualmente orienta a recordista mundial Yelena Isinbayeva. A sintonia os treinadores é cada vez maior, tanto é que o ucraniano aponta Elson como o profissional que mais se aproxima de sua técnica.

- Sempre procurei buscar conhecimento com os melhores. O Brasil é muito longe dos grandes centros da modalidade, por isso fui à busca de onde estavam os melhores para ver como trabalhavam. O Vitaly me ensinou. Ele é um divisor de águas na modalidade e mudou a história do atletismo. E o salto com vara no Brasil chegou a este nível atual graças ao contato que tenho até hoje com ele. Também gostaria de agradecer à Fabiana Murer por toda sua dedicação e vontade. Ela sempre me ajudou muito e conseguiu, com todos os méritos, figurar entre as melhores do mundo. Este é um momento importante para o esporte brasileiro e devemos aproveitá-lo para difundir nossa modalidade. Temos atletas talentosos e a obrigação de brigar pelo pódio nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016.

No caso de Bernardinho, há pelo menos oito anos o Brasil mantém a hegemonia do Mundial masculino de vôlei. Em 2010, a história se repetiu e o país conquistou o tricampeonato da competição ao derrotar Cuba. O Brasil tornou-se ainda o país com mais títulos da Liga Mundial. O eneacampeonato veio após vitória sobre a Rússia. Com o resultado, a seleção ultrapassou a Itália para entrar para a história da competição.

- É sempre uma honra ser lembrado pelo COB em meio a tantos outros grandes treinadores que o Brasil possui, que obtêm resultados expressivos e com enormes talentos. Esta homenagem é fruto de um trabalho que vem sendo bem feito. Sou apenas o representante de um grupo de profissionais capacitados, que procura extrair o melhor de cada um. É um orgulho muito grande ter este reconhecimento após termos realizado uma temporada excepcional, em meio a algumas dúvidas quanto a renovação de jogadores. Os títulos alcançados são prova de que o sistema de renovação funciona e quero continuar alimentando esse sonho. Espero ganhar novamente este prêmio em 2012, ano dos Jogos Olímpicos - disse Bernardinho.

veja também