Bernardinho ouve a torcida e inclui Ricardinho na pré-lista da Liga Mundial

Ricardinho está na pré-lista da Liga Mundial de Vôlei

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:13

Os pedidos foram muitos, e Bernardinho resolveu atendê-los. Líder do Vôlei Futuro na campanha do vice-campeonato da Superliga, Ricardinho pode voltar à seleção brasileira para a disputa da Liga Mundial, que terá início no dia 18 de maio. O levantador está na pré-lista de jogadores inscritos na competição, divulgada nesta segunda-feira, no site oficial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), e fará parte dos treinos com o grupo em Saquarema.O Brasil está no grupo B, ao lado de Canadá, Finlândia e Polônia.

De acordo com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), desta pré-lista, 20 nomes serão inscritos na Liga Mundial. Destes, Bernardinho terá de escolher 14 jogadores para a disputa de cada fase da competição. Por conta da proximidade com os Jogos Olímpicos de Londres e para evitar desgastes e lesões, o técnico deverá usar boa parte do grupo.

Ricardinho está fora da seleção brasileira desde 2007. Em julho daquele ano, o levantador, campeão olímpico em Atenas-2004, foi cortado do grupo que iria disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Na época, Bernardinho alegou problemas de relacionamento do jogador com os companheiros.

Em 2010, pouco antes de voltar para o Brasil, Ricardinho também foi incluído na pré-lista da Liga Mundial, mas sequer treinou com o grupo. Nos últimos meses, por conta das boas exibições com o Vôlei Futuro, a torcida passou a pedir o retorno do levantador para a seleção. O jogador, porém, disse não acreditar na convocação.

- São cinco anos fora, e é complicado entrar no ritmo de ciclo olímpico, como eles estão. Conheço bem o Bernardo e sei dessa filosofia dele de ser fiel ao jogador. Para ele, não depende do momento do cara. Por isso eu acho improvável – disse, antes da final da Superliga, vencida pelo Cruzeiro.

Ao saber do interesse de Ricardinho de voltar à seleção, Bernardinho disse que iria pensar sobre o caso, mas não deu garantias sobre o retorno do levantador.

- Todo jogador brasileiro tem que ter a intenção de estar na seleção. É um anseio natural e que vai ser considerado. Não vi o que ele falou, mas soube da declaração. Mas essa é uma decisão mais complexa. As portas nunca estão fechadas para ninguém. Nunca estiveram. Estão abertas, mas não cabe todo mundo (na seleção). Então, as decisões vão ser tomadas. Temos ótimos jogadores.

Ricardinho terá a concorrência de outros quatro levantadores no grupo. William Arjona, destaque do Cruzeiro na campanha do título na Superliga, Bruninho, Marlon e Raphael são os outros jogadores da posição no grupo. A convocação teve outras surpresas. Um dos grandes nomes da Superliga, Lorena, do Vôlei Futuro, também foi lembrado por Bernardinho, assim como Maurício, do Cruzeiro.

A primeira fase do Grupo B será no Canadá, onde o Brasil enfrentará Polônia, Canadá e Finlândia, nos dias 18, 19 e 20 de maio, em Toronto. De lá, a equipe seguirá para Katowice, na Polônia, para encarar a sequência de Finlândia, Canadá e Polônia, no início de junho.

A terceira fase será em casa. O Brasil jogará em São Bernardo do Campo (SP), nos dias 8, 9 e 10 de junho, contra Finlândia, Canadá e Polônia. Na última etapa, os quatro países jogarão em Tampere, na Finlândia, nos dias 15, 16 e 17 de junho.

A fase final da Liga Mundial 2012 será em Sofia, na Bulgária, de 4 a 8 de julho, entre seis times – os primeiros de cada grupo, o melhor segundo colocado, além do país-sede –, divididos em dois grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam para as semifinais.

Confira a pré-lista da Liga Mundial:

Levantadores
Bruninho - Florianópolis
Marlon - Rio de Janeiro
Raphael - Trentino-ITA
Ricardinho - Vôlei Futuro
William Arjona - Cruzeiro

Líberos
Serginho - Sesi
Mário Jr. - Vôlei Futuro

Meios de rede
Gustavo - Florianópolis
Eder - Florianópolis
Sidão - Sesi
Rodrigão - Sesi
Lucão - Rio de Janeiro
Henrique - Minas

Atacantes
Wallace - Cruzeiro
Leandro Vissotto - Cuneo-ITA
Giba - Florianópolis
Murilo - Florianópolis
Théo - Rio de Janeiro
Thiago Alves - Panthers-JAP
João Paulo Bravo - Arkas Spor Kulubu-TUR
Dante - Rio de Janeiro
Lorena - Vôlei Futuro
Lucarelli - Minas
Renan - São Bernardo
Maurício - Cruzeiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições