Blatter confirma que tornará público dossiê do caso ISL em dezembro

Blatter confirma que tornará público dossiê do caso ISL em dezembro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

Blatter pode revelar documentos com provas

contra dirigentes da Fifa(Foto: Getty Images) O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta sexta-feira, em Zurique, que a Fifa irá tornar público o dossiê do caso ISL em dezembro. O arquivo será entregue para uma organização independente, ainda não nomeada, que irá trabalhar no caso e apresentar as conclusões. O caso será reaberto na reunião da Fifa em 16 e 17 de dezembro.

Durante a semana a emissora britânica “BBC” havia revelado a informação que a divulgação dos documentos judiciais podem provar que vários dirigentes ligados à entidade receberam propinas no passado. Entre eles, Ricardo Teixeira, membro do Comitê Executivo da entidade e presidente da CBF.

Os documentos fazem parte de uma investigação criminal sobre a falência da empresa de marketing esportivo ISL (International Sport and Leisure), parceira da Fifa, e indicam que dirigentes da entidade receberam propinas para garantir à empresa lucros na comercialização de direitos de transmissão e anúncios publicitários na década de 90.

- O comitê-executivo decidiu que o dossiê deverá ser aberto. É um documento complexo, com implicações legais envolvendo pessoas que não estão envolvidas com a Fifa - disse Blatter.

Em novembro do ano passado, uma investigação do programa “Panorama”, da BBC, apontou que alguns dos envolvidos seriam João Havelange, ex-presidente da Fifa, e seu genro, Ricardo Teixeira, que atualmente também preside o comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Segundo a BBC, a Fifa, em diversas oportunidades, bloqueou as tentativas de jornalistas que buscavam a divulgação dos documentos.  Ricardo Teixeira também está em Zurique, onde na última quinta anunciou o calendário da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2013 ao lado do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições