Bota pode ficar fora de uma semi do Carioca depois de quatro anos

Bota pode ficar fora de uma semi do Carioca depois de quatro anos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:47

O alarme está ligado em General Severiano. Pela primeira vez desde 2007, o Botafogo pode ficar fora de uma semifinal de turno do Campeonato Carioca. Derrotado pelo Flamengo na decisão da Taça Guanabara, o Alvinegro chega à última rodada da Taça Rio lutando para se classificar. E não depende apenas de si. Precisa vencer o América no domingo, às 16h, em São Januário, e ainda torcer para que o Vasco supere o Olaria no mesmo dia e horário.

- Pela grandeza do Botafogo, não é bom depender de outros resultados. Mas tenho certeza de que se conseguirmos a classificação para a semifinal da Taça Rio, vamos brigar pelo título mais uma vez. Nossa equipe já mostrou capacidade de reação, e neste ano não será diferente – disse Alessandro.

Desde que o Campeonato Carioca começou a ser dividido em dois turnos, em 2004, o time esteve presente em dez semifinais. A última vez que o Alvinegro não se classificou para essa fase foi na Taça Guanabara de 2007. Nesse ano, a situação da equipe foi parecida com a de agora. Em cinco jogos, conquistou oito pontos, chegando a um aproveitamento de 53,3%. Na Taça Rio de 2011, são 11 pontos em sete jogos, ou seja, 52,4%.     Em 2007, porém, o Botafogo tinha mais uma chance e aproveitou. Chegou à semifinal da Taça Rio e conseguiu uma vitória nos pênaltis depois de empate em 4 a 4 com o Vasco. Na final, bateu o Cabofriense em dois jogos (2 a 2 e 3 a 1). Mas na decisão do Carioca perdeu, também nas cobranças de penalidades, para o Flamengo. Desde então, foram quatro títulos de turnos e mais o estadual de 2010.

Alvinegro pode ficar atrás dos rivais

Assim como o Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense também participaram de dez semifinais do Carioca desde a mudança na fórmula da disputa. No entanto, o Rubro-Negro e o Cruz-maltino já garantiram classificação antecipada na Taça Rio 2011, ou seja, já confirmaram a 11ª participação. O Tricolor é o líder do Grupo B e depende apenas de uma vitória sobre o Nova Iguaçu para garantir a vaga. Então, caso o Alvinegro não avance na competição, sairá do topo do ranking.

Apesar disso, o Botafogo é o time que mais chegou a finais de turno desde 2004. Foram oito classificações em dez disputas de semifinais, um aproveitamento de 80%. O Flamengo foi à decisão em sete das dez oportunidades que teve. Se chegar novamente em 2011, empata com o Alvinegro. Fluminense foi a quatro finais, e Vasco a duas.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições