MENU

Botafogo anuncia Caio Júnior como seu novo treinador

Botafogo anuncia Caio Júnior como seu novo treinador

Atualizado: Quarta-feira, 23 Março de 2011 as 5:16

Um dia após a saída de Joel Santana, a diretoria do Botafogo anunciou o seu novo técnico: Caio Júnior. Ele ainda está no Qatar, onde comandava o Al Gharafa até duas semanas atrás, e deve se apresentar no sábado de manhã. Ele levará ao Botafogo os auxiliares técnicos Almir Domingues e Cassius Hartman, o preparador físico Solivan Dalla Valle e o consultor Evandro Motta.

O acerto aconteceu nesta quarta-feira em General Severiano, em uma reunião entre a diretoria e o representante do treinador. A primeira opção do Botafogo era Adilson Batista, que agradeceu o convite, mas afirmou ser complicado assumir qualquer clube brasileiro no momento, após as curtas passagens por Corinthians (no fim de 2010) e Santos (no início deste ano).

Até a chegada do auxiliar Almir Domingues e do preparador físico Solivan Dalla Valle, nesta quinta-feira, o treinamento no Botafogo será comandado pelo preparador de goleiros Flávio Tenius e pelo auxiliar de preparação física Marlos Almeida.

Aos 46 anos, Caio Júnior rescindiu contrato - que terminaria em maio - com o Al Gharafa de forma amigável. A derrota nos três últimos jogos da Liga Árabe e a vontade de ficar mais tempo com a família foram os motivos da decisão.

Ao assumir o comando do Botafogo, Caio Júnior terá sua segunda experiência no futebol do Rio de Janeiro, e novamente substituindo Joel Santana. Em 2008, acertou com o Flamengo quase classificado para as quartas de final da Taça Libertadores e disse que sonhava com o título mundial. No entanto, no jogo seguinte, o Flamengo perdeu por 3 a 0 para o América-MEX, no Maracanã, e foi eliminado na despedida de Joel.

Caio herdou a missão de reestruturar uma equipe destroçada emocionalmente. Iniciou o Campeonato Brasileiro de forma arrasadora e manteve o time na liderança até a virada de turno. Porém, com as saídas de Marcinho, Souza e Renato Augusto, o time caiu de rendimento e terminou o campeonato na quinta posição, deixando escapar a classificação para a Libertadores. Ele deixou o clube no fim de 2008 e seguiu para o Japão, onde treinou o Vissel Kobe até julho de 2009.

A rápida passagem pelo futebol nipônico serviu de trampolim para o Al Gharafa. O técnico retorna ao país para tentar seu primeiro título nacional de grande expressão e se juntar ao Botafogo na disputa pelo bicampeonato carioca. Além de Flamengo, no futebol brasileiro ele já trabalhou em Paraná, Cianorte-PR, Londrina, Juventude, Gama, Goiás e Palmeiras.

O Botafogo ocupa a liderança do Grupo B na Taça Rio, com nove pontos em quatro rodadas, mas vem de uma derrota por 2 a 0 para o Vasco.      

veja também