Botafogo empata com o Ceará e fica com a sua posição no G-4 ameaçada

Botafogo empata com o Ceará e fica com a sua posição no G-4 ameaçada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Resta torcer. O empate em 2 a 2 com o Ceará na noite desta quarta-feira, em Fortaleza, deixou o Botafogo seriamente ameaçado de perder sua posição no G-4. Com três pontos a mais do que Atlético-PR e Grêmio, terá de torcer por tropeços de seus adversários diretos no complemento da 35ª rodada para se manter na zona de classificação para a Libertadores de 2011 - o Tricolor gaúcho encara o Santos na Vila Belmiro, e o Furacão, o lanterna Prudente na Arena da Baixada. As ínfimas chances de conquistar o título também dependem de uma improvável combinação de derrotas dos times que estão à sua frente na tabela.

O Botafogo, que por enquanto permanece na quarta posição, com 56 pontos, volta a campo apenas no dia 21, para enfrentar o Internacional, às 17h (de Brasília), no Engenhão. Na véspera, o Ceará, que segue em 12º lugar, com 45 pontos, joga contra o Grêmio Prudente no interior de São Paulo, às 19h30m (de Brasília).

Vozão começa o jogo em cima, mas visitante abre o placar

Empurrado por sua torcida, o Ceará começou a partida buscando o ataque, mas o Botafogo conseguiu controlar as ações do adversário. Apesar de se repetirem os erros de passe, comuns nas últimas partidas, o time carioca conseguiu uma mínima articulação para chegar ao ataque e abriu o placar aos 11 minutos. Edno cruzou pela esquerda, Alessandro tentou concluir, mas não conseguiu. A bola sobrou para Lucio Flavio, que chutou, e Loco Abreu desviou para o gol, fazendo 1 a 0.

A vantagem fez o Botafogo recuar em excesso, quase que imediatamente. E era muito cedo para isso. Do outro lado havia Magno Alves, que, com velocidade e chutes potentes, levava muito perigo. Foi então que apareceu o talento de Jefferson. O goleiro da Seleção Brasileira vencia o duelo com o atacante do Ceará, mas não resistiu a um erro grosseiro de sua defesa. Márcio Rosário recuou mal para Leandro Guerreiro, que não conseguiu dominar a bola. Magno Alves roubou, avançou e chutou rasteiro para empatar, aos 22.

Confira os melhores momentos da partida

Foi então que o Botafogo perdeu o mínimo de tranquilidade que tinha. Os erros se intensificaram, muitas vezes até em domínio de bola. Inofensivo, o Alvinegro carioca foi dominado, e não demorou muito para o Ceará virar o placar. Após uma tabela com Marcelo Nicácio na entrada da área, Geraldo acertou um belo chute de perna esquerda, no ângulo esquerdo de Jefferson, aos 34.

Até o intervalo, o Botafogo bem que tentou o empate, se aproveitando do recuo do Ceará, que tentava administrar a vantagem. No entanto, esbarrou nos seus erros – incluindo os de conclusão.

Postura ofensiva do visitante na etapa final

O Botafogo retornou para o segundo tempo com uma postura extremamente ofensiva. Excetuando o nervosismo de alguns jogadores e as muitas reclamações com a arbitragem, pressionou o Ceará, se arriscando ao deixar espaços na defesa. Mas o risco valeu a pena. Após cruzamento de Túlio Souza, Alessandro dominou e rolou atrás para Loco Abreu, que chutou de perna esquerda, com categoria, no canto direito de Michel Alves, empatando o jogo aos 12 minutos.

Mas se o ataque levava perigo, a defesa causava calafrios. Num lance bizarro, Fahel tentou livrar o perigo de dentro da área dando um chutão para fora. Mas a bola explodiu em Leandro Guerreiro e tocou na trave direita de Jefferson. Diante da necessidade da vitória, Joel Santana não demorou a lançar Caio no lugar de Fahel, formando um trio ofensivo com Loco Abreu e Jobson, sendo que o segundo teve uma péssima atuação.

Mas quantidade não significou qualidade. Apesar da luta e da insistência, o Botafogo não conseguiu concluir com eficiência as chances criadas, saindo de campo com um frustrante empate.

Por: Gustavo Rotstein

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições